28 de mai. de 2009

Lançamento da Série DOCTV IV no Amapá

No dia 5 de junho será lançada em Macapá a série DOCTV IV, que exibirá semanalmente 55 documentários dentro da grade de programação das TVs Públicas e nos espaços alternativos, produzidos nesta edição do IV Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro – DOCTV.

Mais do que destinar recursos, O DOCTV acompanha todas as etapas de produção dos filmes. Por isso em suas edições anteriores nenhum documentário deixou de ser realizado ou exibido. O programa já se desdobrou numa versão para a América Latina, o DOCTV Iberoamérica e a versão para os países de Língua Portuguesa, o DOCTV CPLP em fase de seleção.

Durante o evento de lançamento, as 19h30 no Teatro das Bacabeiras, será exibido o documentário vencedor da quarta edição no Amapá: "Simãosinho Sonhador" que conta de forma lírica a história de vida do poeta de cordel Simão Alves de Sousa, um homem de setenta e seis anos que chegou à espantosa venda de quase 17 mil livros em Macapá em sete anos e quatro edições: o ABC da Mulher, uma homenagem simples e tocante àquelas que ele considera a mola que move o homem e seus sonhos.

E foi o jeito simples e ao mesmo tempo preciso de escrever desse poeta, e a alegria com que ele encara o desafio de viver vendendo livros e relógios, que inspiraram o roteirista e diretor Manoel do Vale a produzir um filme de fôlego e poesia, que encanta com sua fotografia delicada, de luz suave em cenas tão reais que parecem oníricas, retrato de uma cidade e seus artistas populares. Rodado na Comunidade Quilombola do Curralinho, Circo Roda Ciranda, armado no Colégio Santa Bartolomea e no bairro Novo Horizonte o documentário levou quatro meses para ser produzido e finalizado.

“O Doctv é a chance que a gente tem de mostrar o que sabe fazer de melhor no campo do audiovisual, principalmente num Estado como o Amapá onde os recursos são escassos e não há uma política cultural que permita o acesso aos recursos de forma mais direta”, diz o diretor Manoel do Vale, que acredita ter alcançado o objetivo desejado com o documentário Simãosinho Sonhador ao de reunir artistas populares de reconhecido talento para quem os recursos e patrocínios são mais fáceis e constantes.

Manoel do Vale
Paraense, nascido na cidade de Belém, desde sua adolescência Manoel do Vale já demonstrava interesse pela literatura e as artes. Sua familiaridade com a criação literária lhe rendeu o emprego de redator publicitário, profissão que exerce até hoje. Cursou licenciatura em Letras na UFPA.

Em Macapá, onde mora há onze anos, trabalhou em diversas agências de propaganda e hoje é dono da Ânima Comunicação. Como documentarista Manoel do Vale coleciona alguns prêmios conseguidos com seus trabalhos em Macapá, dos quais se destacam a Medalha de Ouro no prêmio Colunistas Norte/Nordeste; prata no prêmio Centro de Outdoor e com o vídeo “Polícia Cidadã” vencedor do prêmio Dubai de Melhores práticas, nos Emirados Árabes.

No Amapá a Série DOCTV IV será exibida na Sala da Imagem e do Som do Teatro das Bacabeiras, toda terça e quinta-feira às 12h a partir do próximo dia 09 de junho e no Sesc/Araxá toda quarta-feira às 19h a partir de 10 de junho.

Informações de Ana Vidigal

Nenhum comentário: