11 de mai. de 2009

Iphan lança edital Arte e Patrimônio 2009

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, em parceria com o Paço Imperial – centro cultural administrado pelo instituto, irá lançar no Rio de Janeiro, dia 14 de maio de 2009, às 18h, a segunda edição do edital Arte e Patrimônio. A ação contemplará dez projetos que estabeleçam diálogo entre as artes visuais contemporâneas e o patrimônio artístico e histórico nacional. O edital integra o programa Brasil Arte Contemporânea do Ministério da Cultura e tem o patrocínio da Petrobras.

O edital tem o objetivo de relacionar e valorizar dois universos de referências culturais: de um lado, trabalhos artísticos e processos estéticos atuais e, de outro, os acervos, as tradições, as culturas e os sítios que estabelecem a memória do País. Os recursos totalizam um milhão de reais a serem divididos entre 10 projetos que receberão até R$ 100 mil cada. Estão previstos lançamentos regionais do edital, em locais e datas a serem definidos.
As iniciativas financiadas devem visar à ampliação do acesso da população brasileira aos bens, objetos, sítios e narrativas culturais marcadas pela nossa história e nossas tradições e ainda permitir ao amplo público o conhecimento das produções e manifestações artísticas mais recentes e dos conceitos atuais que desenham o campo da arte contemporânea.

O resultado esperado é o de confrontar as mais diversas formas de arte: pintura, gravura, desenho, objeto, escultura, design, fotografia, instalação, intervenções, arquiteturas, interfaces com mídias eletrônicas e digitais, vídeo-instalações, websites, publicações, textos, conceitos, processos, escritas críticas, ações coletivas, fóruns de debate, residências artísticas, espaços independentes e o que mais acontecer.

InscriçõesAs inscrições para o edital Arte e Patrimônio ficarão abertas de 15 de maio a 10 de julho de 2009, mediante preenchimento de formulário específico no site do edital - www.artepatrimonio.org.br, que estará no ar no dia 15 de maio. Mais informações: telefone (21) 2524-1662, das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail info@artepatrimonio.org.br.

Serão aceitas inscrições de propostas de artistas, pensadores e outros profissionais brasileiros ou estrangeiros, amparados por pessoas jurídicas de natureza cultural sediadas no Brasil (autônomas ou vinculadas a instituições culturais tais como museus, centros culturais, institutos, associações de amigos, organizações não governamentais, universidades, prefeituras, galerias e espaços independentes).

Os projetos deverão ser realizados obrigatoriamente entre os meses de setembro de 2009 e fevereiro de 2010.

Comissão e resultadoUma comissão de especialistas nos dois campos – arte e patrimônio – irá avaliar as propostas. Os nomes dos integrantes da comissão julgadora serão divulgados depois do término da seleção, juntamente com o comunicado aos projetos selecionados. O resultado será divulgado durante o mês de agosto, no site do Ministério da Cultura e no site do edital.

Mais informações
CW&A Comunicação
Claudia Noronha / Beatriz Caillaux / Marcos Noronha
Tel.: (21) 2286-7926 e 3285-8687

Nenhum comentário: