25 de mai. de 2009

Belém: XXII Festival Internacional de Música do Pará homenageará a França

Com o tema 'Liberdade, Igualdade e Fraternidade', o XXII Festival Internacional de Música do Pará homenageará a cultura francesa, por ser 2009 o ano da França no Brasil. O evento, promovido pela Fundação Carlos Gomes ocorre de 31 de maio a 6 de junho. Segundo o regulamento do festival, o repertório apresentado pelos candidatos deverá conter, no mínimo, uma obra de compositor francês, assim como abordagem dos demais temas-eixos: Música e Responsabilidade Social, Ecologia e Meio Ambiente e o resgate de composições paraenses do final do século XVIII até o final de 1950.
- É um evento que se destaca pela diversidade de gêneros musicais, que vai do popular ao erudito. Estabelecemos um regulamento para democratizar o acesso às pautas do evento, que está sendo realizado num momento de adversidade no mundo financeiro porque o governo do Estado decidiu mantê-lo', ressaltou Daniel Araújo, titular da Fundação Carlos Gomes.Este ano, serão apresentados em torno de 40 concertos durante uma semana de festival, com uma proposta de transmitir a abertura para cinco municípios paraenses por meio de videoconferência.
A abertura oficial será no Theatro da Paz no domingo (31), a partir das 20h30, com a apresentação da Orquestra Amazônia Jazz Band. A programação conta com o apoio das Secretarias de Estado de Cultura (Secult), de Esporte e Lazer (Seel), e de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), Fundação Curro Velho, Rede Cultura de Comunicação, Museu da Imagem e do Som (MIS), Sistema Integrado de Museus (SIM), Iesam, Spazzio Verdi e Projeto TIM Música.

Fonte: Agência Pará - AL

Nenhum comentário: