28 de dez. de 2008

Inscrições abertas para as pautas dos teatros de Belém

Estão abertas as inscrições para o edital de pauta dos teatros do Sistema Integrado de Teatros (SIT), da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). O edital é para as pautas de 2 de março a 30 de junho de 2009, nos teatros Maria Sylvia Nunes, Theatro da Paz, Waldemar Henrique, Margarida Schivasappa e Estação Gasômetro. A íntegra do edital pode ser encontrada no site da Secult. As inscrições seguem até o dia 2 de fevereiro de 2009. O resultado da seleção sairá no dia 11 de fevereiro.

Entre as novidades para o ano de 2009 está a determinação dos artistas selecionados destinarem 10% da lotação da casa para gratuidade aos estudantes (com comprovação), sem interferência na meia-entrada, para a formação de platéias entre os jovens. Esse critério vale para todos os projetos de todos os teatros. "A idéia é fazer com que o estudante vá ao teatro ver shows, peças e espetáculos. Basta apresentar a carteira da escola ou faculdade, de instituições públicas ou privadas, e uma identificação, e ele pode conseguir o ingresso, dentro dessa faixa de 10% da lotação de cada casa de espetáculo, e dentro, obviamente, dos projetos do edital", explica Ailson Braga, diretor do SIT.

Todas as pautas têm isenção de taxas. Mesmo o Theatro da Paz, que cobrava uma taxa de R$ 300 por diária, não cobra mais nada do artista para este participar do projeto O Theatro é Popular. A outra novidade é a inclusão do teatro Maria Sylvia Nunes no edital. Antes, o projeto Palco Livre era lançado em um edital à parte, que era lançado no mês de novembro, em uma parceria estabelecida entre a OS Pará2000 e a Secult. Nesta edição do Edital de Pautas Unificado, a terceira desde que começou a ser elaborado, o projeto passa a integrar o edital.

Inscrição - Toda pessoa física ou jurídica promotora de eventos artísticos e culturais, devidamente documentada, que satisfaça as condições estabelecidas no presente edital, poderá apresentar carta proposta de uso dos espaços, dos teatros ligados ao Sistema Integrado de Teatros (SIT/Secult), e à Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (FCPTN), para o período de 2 de março a 30 de junho de 2009, com as inscrições abertas até o dia 2 de fevereiro de 2009.

O edital está disponível na sede da Secretaria de Cultura do Pará (Av. Magalhães Barata, 830, São Brás. Fone: 4009 8712), na Fundação Cultural Tancredo Neves (Av. Gentil Bittencourt, 650, Nazaré. Fone: 3202 4315) e nos sites www.secult.pa.gov.br e www.fcptn.pa.gov.br. As propostas deverão ser protocoladas na administração de cada teatro do presente edital. As propostas serão analisadas pela Secretaria de Estado de Cultura e selecionadas por Comissão de Pauta, designada pelo secretário de Estado de Cultura, composta por técnicos da secretaria e/ou representantes da sociedade civil de reconhecido saber na área artística. O resultado da seleção será publicado no Diário Oficial do Estado em até trinta dias após o encerramento das inscrições, afixado na portaria da Secult e disponível nos sites do Governo do Estado e da Secretaria de Cultura.

Confira os projetos dos teatros para as pautas
a) Projeto "O Theatro é Popular" (Theatro da Paz). Nas seguintes datas: dias 06, 07 e 08 de março de 2009, dias 03, 04 e 05 de abril de 2009, dias 27, 28 e 29 de junho de 2009, com isenção de taxa.
b) Projeto "Boca da Noite" (Teatro Experimental Waldemar Henrique), com isenção de taxa.
c) Projeto "Terceira Campa" (Teatro Margarida Schivasappa), com isenção de taxa.
d) Projeto "Uma Quarta de Música" (Teatro Margarida Schivasappa), com isenção de taxa.
e) Projeto "Temporada Experimental" (Teatro Margarida Schivasappa), com isenção de taxa.
f) Projeto "Palco Livre" (Teatro Maria Sylvia Nunes), com isenção de taxa e em edital próprio. g) Projeto "Uma Terça no Teatro" (Teatro Estação Gasômetro), com isenção de taxa.
O projeto Palco Livre para o ano de 2009 terá lançamento em edital próprio, em uma parceria entre a OS Pará 2000 e a Secult.

(Por Fábio Nóvoa - Secult)

Nenhum comentário: