29 de jul. de 2009

O jogo virtual da página 161

(Mulher com Livro, de Pablo Picasso)
Adoro brincadeiras virtuais, dessas que unem um blog a outro, sintonizando pessoas que, feito eu, aderiram a esse jeito livre e solto de exercitar a escrita e o pensamento. Ao receber o convite de quem já está na teia, a gente escolhe o livro que quiser, depois publica no blog a quinta frase (ou parágrafo) da página 161. Feito isso, o passo seguinte é escolher outras três pessoas amigas que escrevam na internet e passar à frente a brincadeira.

Recebi o convite da Vássia Silveira, jornalista e escritora. Ela tem dois blogs recheados de lindos textos. No Toda Quinta publica crônicas e no Blog da Vássia notícias e dicas de cultura, com ênfase para a literatura. É importante dar crédito a quem fez o convite publicando o link da pessoa. Isso faz com que a brincadeira fique mais viva.


Escolhi Noites do Sertão, de João Guimarães Rosa. Editado pela Nova Fronteira. Adorei a experiência de ir buscar a quinta frase da página 161. Mesmo tendo lido a obra, a gente não imagina o que vai encontrar e como um pequeno trecho pode conter tantos significados. O trecho diz o seguinte:

“Nhô Gualberto ria em cima de seu mole cigarro. Daí, era um sorriso, com senvergonhice e vergonha. Moderava um desdém, pelas mulheres, por seus dengos e atrevimentos de criaturinhas protegidas, em respeito mesmo de sua qualidade frágil. Assim, de mistura, uma admiração com gulodice, que ele não podia esconder. – Mulher tira idéia é do corpo...”

Para continuar a brincadeira eu convido o Quinan, do
Abaribó; a Kiara, do Neste Instante e a Camila, do Paralelos do Cotidiano.

3 comentários:

Camila Karina disse...

Gostei mesmo! :D~~~

Beijao!

krika disse...

Maravilhas por aqui! Adoro pessoas criativas e assim como a Vássia, você postou a brincadeira literária. Porém ,vamos retificar algo: não foi ideia minha....Também recebi o jogoe repassei. Adorei a sua abordagem neste tema e até mudou o título,legal! Abraços krika
Venha conhecer o linguagemeafins.blogspot.com. Trata-se de um blog educativo, onde divulgo meu trabalho.

Márcia Corrêa disse...

Entendi que a idéia fosse sua, Krika. Mas, faço já a correção. Nem percebi que mudei o título... rsrsr. Isso está parecendo a brincadeira do telefone sem fio.