2 de jul. de 2009

Belém: Master class de percussão maranhense com Luiz Claudio Faria

Luiz Claudio Faria, paraense, percussionista, arte-educador e pesquisador da cultura popular, chegou ao Maranhão no final da década de 70. Lá desenvolveu extenso trabalho de pesquisa de campo coletando material e aprendendo junto a grandes mestres de tambor como Felipe, Leonardo, dona Teté e muitos outros.

Em 1984 participou do I Colóquio Internacional de Sobrevivências Religiosas Africanas na América latina e Caribe a convite da Unesco, onde foi membro da comissão cultural e tradutor das palestras. Em 1987 dirigiu o Beat and Beach, I encontro de percussão no Maranhão onde trouxe músicos como Robertinho Silva, Layne Redmond, Marco Suzano para shows e oficinas para a comunidade. Em 1987 criou o grupo FOGO DE MÃO, que participou do PERCPAN, Panorama Percussivo Mundial, em salvador em 1995, a convite de Naná Vasconcelos, onde tocou ao lado dos grandes nomes da percussão mundial.

Em 98, já em São Paulo, foi professor de ritmos maranhenses no Núcleo de Percussão Paulo Campos e ministrou diversas oficinas em universidades e conservatórios, como o conservatório Sousa Lima, filial da Berkelle School of Music no Brasil. Participou de várias oficinas com músicos do mundo inteiro. Participou de diversos festivais de Jazz e musica étnica. Tocou e gravou com Nelson Ayres, Ceumar, Naná Vasconcelos, Zeca Baleiro e Rita Ribeiro.

Em São Luis trabalhou com arte educação junto a diversas instituições como Funac (Governo), e a Fundação Cultural Banco do Brasil. Participou da criação do projeto Aldeia de Sons para a Ong Sítio do Barco em Alcântara e participou do projeto Cuidar da Unesco, junto a comunidades negras e quilombos do Maranhão. Atualmente residindo em São Luis , Luiz Claudio vem trabalhando com seu projeto Som na Lata, oficinas de reciclagem de lixo que a comunidade joga fora para confeccionar instrumentos de percussão e assessoria para empresas privadas em programas sociais e workshops de percussão.

SERVIÇO:
Data: 07 de julho de 2009 (terça-feira)
Hora: 15 às 19hs;
Inscrição no local – Vagas limitadas;
Investimento: R$ 10,00 para percussionista profissiona
R$ 5,00 para amadores
Local: Ná Figueredo – Av. Gentil Bittencourt, entre Dr. Morais e Benjamim Constant
Contatos: (98) 3235 -8479 / 9972 6263
luizclaudio@bsma.com.br

Att,
Executivas Produções
(091) 8818.3213

Nenhum comentário: