19 de jul. de 2009

Baia Cool Jazz Festival nas areias de Salinas

(Tela "Waiting for the Concert" de Rosina Wachtmeister)

Jazz, blues e surf music nas areias de Salinas. Uma profusão de gêneros no Baia Cool Jazz Festival, que começou na última sexta-feira (17), na praia do Farol Velho, em Salinas / PA. Três dos destaques da programação, o norte-americano J. J. Jackson, a dupla de violinistas brasileiros Duofel e os gaúchos do Pata de Elefante, são exemplos de gêneros tão díspares quanto o blues, a música instrumental e a surf music.

Em sua sexta edição, o festival cresceu e consolidou-se como referência do gênero no Estado. Pelo seu palco já se apresentaram o saxofonista Leo Gandelman, o multi-instrumentista mineiro Toninho Horta e o guitarrista Mark Lambert, que produziu discos de Astrud Gilberto. No comando da casa está o intrépido baixista e promotor Minni Paulo Medeiros. Desde 2003, ele organiza as duas edições do festival que acontece, respectivamente, no fim do primeiro e do segundo semestres em Salinas e na capital paraense.

Programação

No sábado (18) o festival apresentou a dupla de violinistas Duofel que trouxe, pela primeira vez a um palco paraense, seu mais recente projeto, baseado na obra dos Beatles. Logo em seguida, dividindo o palco com os músicos, foi a vez da jazzista norte-americana Nika Stuart. No domingo (19), foi a vez do cantor norte-americano J.J. Jackson, um dos maiores intérpretes de jazz e blues da atualidade, que já teve ao longo de sua carreira parcerias com mestres do gênero, como BB King e Jimi Hendrix.

A programação segue no próximo final de semana com os shows da cantora nova-iorquina de soul e jazz Alma Thomas e do paraense Minni Paulo, dia 25. Os paraenses do Malandros do Blues junto com o grupo gaúcho de surf music Pata de Elefante fecham o festival, dia 26.

Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário: