6 de jun. de 2009

Macapá: Espetáculo "Bent" volta ao palco do Teatro Porão do Sesc


O espetáculo teatral “Bent” é o primeiro a mostrar a situação dos homossexuais nos campos de concentração nazistas durante a II Guerra Mundial. A montagem de 1h40min apresenta um teatro contemporâneo e transformador, levando o público a interagir com as situações de humilhação e desconforto apresentadas pelos atores em cena.

A montagem entrou em cartaz pela primeira vez em novembro de 2008. Por se tratar de um texto polêmico, os atores tinham receio de que o público não se identificasse com o texto. “No início, as pessoas ficaram impactadas com a proposta. Especialmente por conta dos elementos cênicos, muitas cenas na penumbra e outras com efeitos de luz. Acho que essas características ajudaram ‘Bent’ a ganhar um ar mais intimista”, declarou o ator Sandro Brito, que na peça dá vida ao personagem Horst.

Sandro Gemaque interpreta Max, protagonista da peça e vê na montagem um importante mecanismo de conscientização. “A abordagem adotada no espetáculo não faz apologia ao homossexualismo por que os personagens não são estigmatizados. Mas cria uma linguagem de combate à discriminação, quando aborda a diversidade”, disse o ator. Gemaque recebeu o prêmio de Melhor Ator em 2008 pela atuação em “Bent”. O prêmio foi concedido pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos (SATED – AP).

Desclassificáveis

O grupo é composto pelos atores Sandro Gemaque, Sandro Brito, Madson Souza, Anderson Pantoja, Gabriel Taz e Taynara Uchôa. O espetáculo tem a direção de Paulo Alfaya e fica em cartaz durante todo o mês de Junho, sextas e sábados ás 20h no Teatro Porão do SESC Araxá. Ingressos: R$ 8,00 (inteira) e para estudantes R$ 4,00 (meia).


Informações de Chico Terra

Nenhum comentário: