
Penso, dobro as mangas e faço por mim no fazer pelo outro. Assim me encontro comigo e amanheço mais ensolarada a cada tempo que vem e passa. Não passo, faço poemas, crônicas, movimentos por um mundo mais limpo, lindo, solidário e justo. Equilíbrio é o que busco andando no fio da navalha, descansando na corda bamba. Amo o quanto aprendi amar e quero mais.
30 de dez. de 2009
Desejamos a você um 2010 luminoso

Funarte realizará assembleias estaduais de música em janeiro
Para tanto, deverão eleger três delegados que farão parte da Pré-Conferência Setorial de Música. Dezoito estados e o Distrito Federal já divulgaram a data e local de suas assembléias estaduais. Os membros da sociedade civil interessados em se candidatar a delegados da Pré-Conferência durante as Assembléias Setoriais Estaduais e Distrital devem fazer o registro de sua candidatura. Os delegados eleitos deverão postar, até 31 de janeiro de 2010, os documentos exigidos na Resolução nº 2, para concluir sua habilitação.
28 de dez. de 2009
Osmar Junior e Amadeu Cavalcante celebram os 20 anos de Sentinela Nortente
Boêmios: festa e homenagem para comemorar 56 anos de carnaval

Este ano a homenageada será a Rainha da Bateria Nega Vânia, que está à frente dos ritmistas da Bateria Pororoca há 10 anos. A homenagem tem justificativa que foi aprovada por todos. Nega Vânia é uma laguinense autêntica, moradora do bairro desde que nasceu, é de uma família tradicional onde todos torcem para Boêmios e São José, o time do bairro, nunca abandonou a Universidade, mesmo nos momentos de crise que toda agremiação passa e defende Boêmios na avenida com emoção e paixão.
“Nega Vânia nasceu Boêmios, desfila desde criança nas alas infantis, passou por várias alas comuns e coreografadas, sambista e hoje está no posto há dez anos mostrando o que é ser apaixonada por uma escola de samba, quando ela entra na avenida, todos percebem, ela não é simplesmente uma moça que está na frente da bateria, sem paixão, não está de passagem, ela é Boêmios, um dia vai deixar o posto, mas com certeza nunca deixará de ser boêmios”, fala o presidente Vicente Cruz.
A festa vai começar às 20:00 e terá apresentação de Osmar Júnior, boemista e autor de enredos poéticos que deram título e até hoje emocionam. A comemoração continua com apresentação da homenageada Nega Vânia, crianças da Escolinha Falconery, com os casais de mestre sala- e porta bandeira mirim e primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira. Tudo ao ritmo da Bateria Pororoca. Após as apresentações, muito samba e pagode até a madrugada. As portas da sede estarão abertas ao público e convidados.
Mariléia Maciel
Assessora de Comunicação - AUSBL
25 de dez. de 2009
Elias de Paula: Poema de Natal

Iluminando o teu renascimento e do teu mundo,
E todos os teus sonhos e esperanças do melhor que há em ti,
Possam se confirmar como uma divina Dádiva.
Que a paz se abrigue em teu espírito e em tua alma,
O amor seja o hóspede permanente de teu coração,
E a alegria se abra em teu sorriso e em teus olhos,
Transbordando a tua volta e anunciando tua chegada.
Que a tua vinda e vida sejam sempre um anúncio de festa
Para os que te cercam, te encontram e te amam,
E que o reconhecimento da realeza de tua origem,
Resplandeça no berço de tua humildade.
Que todos os homens e mulheres de boa vontade,
Possam reconhecer em ti a Mensagem de Boas Novas,
E tenhas aos teus pés os presentes que serão teus tesouros
E que jamais serão subtraídos: tua sabedoria e tranqüilidade.
Que os anos da Luz te cerquem e cuidem de teu caminho,
E que a Graça e a benção de Deus estejam sobre ti,
A chama divina jamais se apague em teu templo interior,
E sejas sempre o melhor presente para ti e para os teus.
Que as estações se sucedam em tua vida te dêem viço,
e possas realizar as semeaduras e as colheitas do Bem,
E assim cultives os jardins e construa as pirâmides
Que marcarão tua vida e tua eternidade.
Corra sempre o rio em que te purifiques e renasças,
O vinho da alegria nunca falte na festa de tua vida,
E os pães se multipliquem sempre e possas reparti-los,
Entre os que necessitam e na ceia dos que te amam.
Que ninguém te atire pedras, mas comemore tua chegada,
Derramando-te óleo perfumado sobre teus cabelos e teus pés,
E se houver tempestade, que ela cesse perante ti,
E o mar da vida se abra para que possas atravessá-lo.
Que o teu nome esteja escrito no Livro dos Filhos da Luz e da Eternidade.
Com todo Amor e Carinho, Obrigado por Ti.
Elias de Paula Araújo
14 de dez. de 2009
Atitude cidadã

DAVI SAMUEL ALCOLUMBRE TOBELÉM
Secretário Municipal Obras (SEMOB/PMM)
NESTA
Ref. Canteiros centrais Avenida Feliciano Coelho
Senhor Secretário,
Considerando o grande número de reclamações recebidas nesta Promotoria de Justiça a respeito de possível comprometimento da arborização e paisagismo urbano por ocasião da recuperação de canteiros centrais da Avenida Feliciano Coelho (da Rua Tiradentes até a Hildemar Maia), sirvo-me do presente para solicitar que encaminhe cópias de projeto e/ou pareceres técnicos que fundamentem os serviços tais como estão sendo realizados no prazo de 15 (quinze) dias.
RECOMENDAMOS, desde logo, a adoção das medidas preventivas e corretivas que garantam as condições vitais para sobrevivência e desenvolvimento de espécies vegetais plantadas atualmente, que venham a ser plantadas ou as que venham a ser substituídas no trecho supracitado.
Atenciosamente,
Haroldo José de Arruda Franco
Promotor de Justiça"
Macapá de São José e São José de Macapá
10 de dez. de 2009
9 de dez. de 2009
Macapá terá Feira de Artesanato Reciclado neste final de semana

Mariléia Maciel
7 de dez. de 2009
É proibido proibir a Tropicália

Aroldo Pedrosa contará com o acompanhamento da banda Vanguarda Amazônica, formada pelos músicos amapaenses Alan Bacelar (direção musical, violão e guitarra solo), Irlan Guido (guitarra base), João Paulo (teclado), Helder Melo (baixo), Tato (bateria), Paulo Vilhena (percussão), Aritiene Dias (sax), Jorge Luís (trompete) e Antônio Carlos (trombone). Fechando o elenco, as becking-vocal Lorena e Camila, e a atriz Rosa Rente, que fará intervenções poéticas tropicalistas.
O repertório das canções do show foi escolhido através de um trabalho minucioso de pesquisa, fazendo um panorama da MPB, que vai da popularíssima e inesquecível Vou tirar você desse lugar (Odair José) à antológica e revolucionária É proibido proibir (Caetano Veloso), além das canções do compositor Aroldo Pedrosa que se destacaram pelos festivais do Brasil, como “Levemente Louca” e “Todas as Mulheres do Mundo nº 2” – ambas em parceria com o compositor Cléverson Baía.
O clássico Sintonia (Moraes Moreira), Aroldo Pedrosa e Américo Brasil cantam em homenagem saudosista à chamada música brega de qualidade que o movimento, sem nenhum preconceito, absorvia. A extraordinária “Construção”, de Chico Buarque de Holanda, e com os mesmos arranjos do tropicalista Rogério Duprat, o anfitrião interpreta em parceria com Roni Moraes, para, em seguida, rememorarem “Você não entende nada/Cotidiano”, do antológico encontro de Chico e Caetano, no show gravado ao vivo, realizado em 1972, no Teatro Castro Alves (Salvador/BA).
Rebeca Braga despontou no Festival Jovem da Canção (Fejoca) e hoje é cantora reconhecida em nosso cenário musical – canta Lindonéia (Caetano Veloso/ Gilberto Gil), gravada recentemente por Fernanda Takai. Dylan Rocha tem o jamaicano Bob Marley como mestre e faz o reggae do umbigo do mundo. Cléverson Baía, parceiro do protagonista Aroldo Pedrosa, é convidado para mostrar Levemente Louca.
Importante momento do show-manifesto é a reverência que o artista – discípulo confesso do movimento tropicalista – faz aos 41 anos da Tropicália, rememorando dois episódios históricos e controvertidos da cultura brasileira: o Phono 73 – quando o compositor/cantor baiano Caetano Veloso, ao retornar do exílio londrino, se apresentou com o cantor brega Odair José, cantando Vou tirar você desse lugar. O segundo episódio é o polêmico Festival Internacional da Canção-FIC, de 1968, realizado no Teatro TUCA (SP) e promovido pela Rede Globo, onde o criador da Tropicália, acompanhado da banda Os Mutantes, defendeu a sua É proibido proibir, explodindo em um discurso que perpetuou a máxima “Vocês não estão entendendo nada”. A reverência culmina com o retorno de “1968 – o ano que não terminou”, do escritor e jornalista Zuenir Ventura – livro famoso que fala dos acontecimentos da época, reeditado agora e provocando novas e acaloradas discussões. Em Vou tirar você desse lugar, o músico Alan Bacelar faz o violão tocado por Odair José, e na emblemática É proibido proibir, a banda Vanguarda Amazônica recebe o reforço da Mini Box Lunar para reviver a banda tropicalista Os Mutantes. É proibido proibir é homenagem ainda aos músicos que fizeram Os Joviais – grupo musical amapaense, dos anos 1960, provocador da retirada do governador Ivanhoé Gonçalves Martins – o mais linha-dura de todos os governadores militares que vieram para o Amapá no período da ditadura –, ao tocar em evento a canção de protesto de Caetano Veloso. O vocalista-fundador da banda, Jô Masan, hoje com mais de 50 anos, é convidado para relembrar o inusitado episódio ocorrido no auditório do Cine Territorial (atual Escola Barão do Rio Branco) e cantar “Vou Ver Chicago”, feita numa noite longínqua e clandestina dos anos rebeldes.
Tropicália na Linha do Equador contará ainda com cenário, decoração e banquete de frutas. Não perca!
Serviço
Show: Tropicália na Linha do Equador
Local: SESC Centro – Avenida Padre Júlio com Rua General Rondon
Data: 8 de dezembro de 2009 – terça-feira
Início: 21h
Traje: Tropicalista
Entrada: Franca - leve uma fruta, de preferência tropical, para o Banquete da Tropicália
4 de dez. de 2009
3 de dez. de 2009
Palestra e seminário transpessoal com Alberto Almeida

O conferencista espírita paraense de Dr. Alberto Almeida vem a Macapá, à convite da Federação Espírita do Amapá, realizar seminário transpessoal e palestra pública. No seminário transpessoal o Dr. Alberto Almeida será facilitador do tema "Aproxime-se do amor... Com cuidado". Na palestra o tema será "A Mensagem da Manjedoura".
29 de nov. de 2009
25 de nov. de 2009
Sarau da Confraria Tucuju terá Ana Martel e Zé Miguel
Lançada recentemente, a coletânea “Poetas, contistas e cronistas do meio do mundo” integra o projeto Samaúma da Literatura Amapaense, uma realização do Grupo Universo com apoio do Governo do Estado e da Confraria Tucuju. A primeira parte do sarau será dos poetas, com participação do cantor William Klaus. São eles: Alcinéa Cavalcante, Sânzia Fernandes, Carla Nobre, Obdias Araújo, Ricardo Pontes, José Queiroz Pastana, Rostan Martins, João Barbosa, Manoel Bispo, Mauro Guilherme, Fernando Canto, Herbert Emanuel, Paulo Tarso, Osvaldo Simões, Jonas Diego e Jô Massan.
Logo após subirá ao palco a cantora Ana Martel com o show “Sou Ana”, título do CD lançado pela artista em setembro no Teatro das Bacabeiras. Ana Martel tem mais de vinte anos de carreira como intérprete da Música Popular Brasileira. Este ano, com apoio integral da Eletrobrás, através de incentivo da Lei Rouanet, gravou seu primeiro trabalho, com repertório quase integralmente autoral. Ana mergulha nos ritmos regionais e os transforma em uma linguagem elegantemente universal. Sua música é leve, de sonoridade contagiante e repleta de sentimento.
Para fechar a noite subirá ao palco um dos artistas de maior popularidade no Amapá, Zé Miguel. Autor de músicas emblemáticas como “Vida Boa” e “Pérola Azulada”, essa última em parceria com o poeta Joãozinho Gomes, Zé Miguel consegue traduzir a alma dos amapaenses e dos que adotaram o Amapá no coração. Parceiro de grandes compositores da Amazônia, o artista conta em sua discografia com cinco discos solo, participação nos CDs “Dança das Senzalas” e “Planeta Amapari”, este último lançado também na Alemanha e na França.
Sua obra integra a coletânea Brasil 500 anos de Groove, também lançada simultaneamente nos dois países europeus. Em 2008 Zé Miguel lançou seu primeiro DVD, “Meu endereço”, e participou do DVD “Gente da mesma floresta” gravado no espaço Itaú Cultural em São Paulo. Atualmente trabalha no CD “Feito em casa”, uma coletânea que reúne músicas de seus cinco trabalhos individuais e algumas canções inéditas.
O sarau terá ainda exposição fotográfica, exposição de artes plásticas, comercialização de artesanato, gastronomia regional, sebo cultural, exposição e venda de obras literárias produzidas no Amapá e venda de CDs de artistas regionais. O evento conta com apoio da VEX Construções.
24 de nov. de 2009
Maestro amapaense Joaquim França se apresenta em Belém no fim de semana

Joaquim França é formado em regência e licenciado em música pela Universidade de Brasília onde reside atualmente. Iniciou sua carreira em Macapá, na banda Oscar Santos. Joaquim tem um currículo que inclui apresentações acompanhando Guilherme Arantes, Francis Hime, Edson Cordeiro, Elomar, Xangai e outros. O maestro foi regente titular da Orquestra Filarmônica de Brasília de 1993 até 2007 e atuou como regente assistente dos maestros Roberto Duarte, Aylton Escobar e Gottfried Engels no Concurso Internacional de Verão de Brasília. Com a orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília regeu diversos concertos e foi classificado como um dos melhores arranjadores do 1º Concurso Nacional de Arranjos Para Banda Sinfônica. Atualmente é professor da Escola de Música de Brasília.
Participam do projeto em Belém os cantores Pena Branca, Dércio Marques, Genésio Marques e as irmãs Galvão. Acompanhando estão os músicos Joaquim França, Cláudio Cohen, Denise Gomes, Glesse Collet, Osvaldo Amorim e outros reconhecidos nacionalmente. Eles interpretarão sucessos como Trenzinho Caipira, Tristeza do Jeca, Cuitelinho, Moreninha linda, Romaria, Luar do Sertão, João de Barro, Beijinho Doce e muito mais, todos com arranjos elaborados em melodias que misturam tradição e erudição.
O espetáculo será domingo, 29, no Hangar Centro de Convenções. A direção musical é do maestro Rildo Hora.
Mariléia Maciel
Assessora de Comunicação
Casa de Choro Pura Raiz comemora dois anos e traz convidados especiais
O grupo foi criado há 30 anos para preservar o gênero choro e é integrado por músicos experientes como Paulo Borges, Adamor do Bandolim, Gilson Rodrigues, Cardosinho, Paulinho Moura, Gerardão, Amarildo Raiol e Emilinho Meninéa. Além da Casa do Gilson, eles se apresentam em shows e eventos culturais no Estado do Pará e outros estados.
Gente de Choro vai se apresentar na Casa de Choro Pura Raiz como participação especial na programação que inclui ainda Clarinetada, show de flauta com crianças, grupo Pura Raiz e velha guarda do samba. As mesas custam R$ 40,00 e podem ser compradas com o proprietário, o Ceará da Cuíca, pelo fone: 9903-5239.
23 de nov. de 2009
Antônio Munhoz diz que a leitura deve passar pela realidade
Pepel de Seda
Prof. Munhoz
Fui o primeiro professor no Amapá, para escândalo de muita gente na época, a levar para a sala de aula revistas e jornais para atualizar o aluno. Para que ele não ficasse só com a leitura dos romances dos séculos XVIII, XIX e XX, mas com a leitura da realidade presente. Quando Kennedy foi assassinado e o Papa João XXIII morreu, eu levei as manchetes para a sala de aula e nós lemos, comentamos e na prova final eu cobrei uma dissertação sobre as mortes dessas grandes figuras do século.
Pepel de Seda
Prof. Munhoz
Pepel de Seda
Pepel de Seda
Prof. Munhoz
Pepel de Seda
Prof. Munhoz
19 de nov. de 2009
Cultura do Amapá inspira trabalho de estilista

Sesc Amazônia das Artes leva Arraial do Pavulagem a Boa Vista

Talentos contemporâneos da música e da dança amapaense no último Concerto de Verão de 2009
Fabinho, Bibi e Gustavo são alunos avançados do Centro de Educação Profissional em Música Walkíria Lima e têm qualificação pela Escola de Música de Brasília. O trio compôs a Big Band do XXII Festival de Música de Londrina.
Fabinho é compositor, guitarrista e violonista. Já tocou com artistas nacionais como Chico César, Nico Rezende, Leci Brandão e Nei Conceição. No Amapá acompanha os principais artistas e bandas, entre eles o Grupo Senzalas em apresentações no Brasil e no Exterior. Estudou com grandes nomes da música como Daniel Wolf, primeiro doutor em violão do Brasil e o espanhol Fernando De La Rua, com quem aprendeu violão flamenco.
Bibi, simples assim, é mesmo uma síntese de talento e leveza. Seus solos de sax têm chamado atenção do público. Gravou com Zé Miguel o primeiro DVD do cantor e recentemente brilhou no show de lançamento do CD “Sou Ana”, da cantora Ana Martel. É professora de música, integra a Banda da Guarda Municipal de Macapá e é apaixonada pela Bossa Nova, gênero indispensável em suas apresentações.
O contrabaixista Gustavo Quintanilha é compositor. Nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1977 e começou na música aos 14 anos nos grupos evangélicos da Igreja Batista. Estudou com grandes professores do cenário nacional e mundial. Atualmente é professor de Contrabaixo Elétrico no Centro Profissionalizante de Música Walkíria Lima e tubista da Banda de Música da Guarda Municipal de Macapá. Compõe também os grupos Sentimento do Choro e Amazon Jazz.
Hian Moreira iniciou sua carreira por influência dos pais, o baterista Aldo Moreira e a cantora Claudete Moreira. Aos 12 anos, quando era gravado o 1° CD de sua Mãe, teve a oportunidade de tocar pela primeira vez. Aos 14 anos ganhou sua primeira bateria. Participou das bandas Fuzaka, Coliseu, e Kaçula. Autodidata, em 2009 venceu o 2° Festival de música Instrumental do Amapá (FEMINSAP. Participa de vários trabalhos com artistas locais, dentre os quais a Banda Yesbanana, Adriana Raquel, Claudete Moreira, Nivito Guedes, Natal Villar, Cleverson Baia e Rambolde Campos.
Graham Companhia de Dança
Com 14 anos de experiência, a companhia já realizou festivais, oficinas com profissionais de alto nível (nacional e internacional) shows com artistas locais e trabalhos beneficentes, dentre outros. Atualmente a Companhia conta com dez bailarinas, dedicadas a técnicas como dança moderna, contemporânea, clássica e jazz.
A Graham é uma companhia de dança tecnicamente eclética, essencialmente feminina e amapaense. Premiada e auto-sustentável, investe atualmente em seu próprio repertório. Trabalha com temáticas que retratam a realidade humana, com uma mensagem positiva, levando à reflexão e despertando emoções. A responsabilidade social é fonte de inspiração e marca registrada da companhia. A composição contemporânea desenvolvida e a valorização e utilização da figura feminina são seu universo.
Inovadora, a Graham faz um trabalho de intervenção em ritmos regionais, com influência da dança moderna. Essa experiência será mostrada em quatro performances nesta sexta-feira (20) com músicas do repertório do Grupo Senzalas e da cantora Patrícia Bastos.
Comunicação Confraria Tucuju
17 de nov. de 2009
Grupo Senzalas fará show no III Acordes Brasileiros em Porto Alegre
14h - Mesa Redonda: A EDUCAÇÃO: Práticas de Valorização da Música Regional
14h - Mesa Redonda: A Pesquisa e o Intercâmbio da Música BrasileiraParticipantes: Zuza Homem de Melo / SPRicardo Cravo Albim / RSIvo Ladislau / RS
14h - Mesa Redonda: Políticas Públicas de Incentivo e Fomento a MúsicaParticipantes: Cristina Saraiva / RJJosé Luiz Herencia / DF - Sec. de Políticas Culturais do MinCSérgius Gonzaga / RS - Secretário de Cultura de Porto Alegre
Vai começar o Encontro dos Tambores no CCNA

Nesta quarta-feira, às 8:00, será realizado o Encontro dos Mestres da Cultura Popular, que vai reunir personalidades populares que têm uma importância crucial na cultura amapaense. O evento será no auditório da Unifap e terá como palestrantes dona Zezinha, matriarca de Mazagão que irá falar sobre o resgate da cultura e Pai Salvino, que fala sobre religiosidade africana. Muitos mestres da cultura serão destacados na ocasião.
No dia 19 tem o cantor Osmar Júnior e apresentação de comunidades. Dia da Consciência Negra, 20, será celebrada a Missa dos Quilombos seguida de show da banda Afro Brasil e rodada de marabaixo e batuque. O grupo de marabaixo do Mestre Pavão se apresenta especialmente após a missa. Sábado, 21, quem se apresenta é o cantor Ronery e logo após entram as comunidades de afro-descendentes. O encerramento Será no dia 22, com Zé Miguel e as últimas comunidades entram no anfriteatro do Centro.
Mariléia Maciel
Assessora de Comunicação-UNA
Mestre Pavão é homenageado no Encontro dos Tambores e grupo faz participação especial
A Associação Folclórica Marabaixo do Pavão, formada por parentes e amigos, vai aproveitar a homenagem e apresentar um marabaixo que, segundo Gerson Ramos, filho do Mestre, vai ser o melhor que já foi visto em Macapá. No Dia da Consciência Negra, 20, o grupo do Pavão vai sair com aproximadamente 400 pessoas pelo bairro do Laguinho saindo da sede do São José até o Centro de Cultura Negra, onde fará uma apresentação especial após a missa. Antes do cortejo será servido um coquetel para os participantes.
A Associação é formada por pessoas de 1 ano, a bisneta do Mestre, até 90 anos, tia Zefa que ainda hoje canta ladrões de marabaixo. Gerson Ramos fala que a proposta da entidade é reunir pessoas de todos os grupos folclóricos do Amapá nesta grande homenagem. Personalidades da cultura popular como dona Natalina, Tia Biló, Tia Zefa, Tia Chiquinha e muitos outros estão convidados.
Mariléia Maciel
Assessora de Comunicação-UNA
Encontro dos Mestres da Cultura Popular
“Pouco temos registros de pessoas que lutaram para a manutenção de nossa história, que não se intimidaram e se hoje conseguimos enraizar nossa cultura dentro de grande parte da nossa população, isso é mérito de muitos que já se foram. Estamos querendo reparar o erro de não valorizarmos enquanto estão vivos a partir de agora, com o encontro”, fala o secretário Manoel Azevedo, da Seafro.
No primeiro momento duas pessoas irão dar sua contribuição, Pai Salvino, que vai falar sobre religiosidade africana e dona Zezinha, de Mazagão, que fala sobre o tema resgate da cultura. O local do encontro será o auditório da Unifap, a partir das 08 horas.
Mariléia Maciel
Assessora de Comunicação-UNA
11 de nov. de 2009
9 de nov. de 2009
Mostra do Cinema Francês Contemporâneo
A partir daí foi criada a Mostra do Cinema Francês Contemporâneo com oito filmes selecionados pelos Cahiers du Cinéma.
Em Macapá, a Mostra do Cinema Francês Contemporâneo será realizada no período de 09 a 13 e de 16 a 18 de novembro, na Sala de Exibição Charles Chaplin, nas dependências do Sesc Araxá e funcionará a partir das 19h.
Programação:
09/11 – Filme: “A Esquiva” (L’esquive - 2003; 117 min.)
10/11 – Filme: “Até Já” (A tout de suite - 2004; 95 min.)
11/11 – Filme: “Assassinas” (Meurtières - 2006; 97 min.)
12/11 – Filme: “De Volta à Normandia” (Retour en Normandie - 2006; 113 min.)
13/11 – Filme: “O Último dos Loucos” (Le dernier des fous - 2006; 96 min.)
16/11 – Filme: “Povoado Number One” (Bled Number One - 2006; 100 min.)
17/11 – Filme: “A França” (La France - 2007; 102 min.)
18/11 – Filme: “Tudo Perdoado” (Tout est pardonné - 2007; 105 min.)
Informações:
Sílvio Carneiro (Técnico de Cinema – SESC)
Mostra de Música Sescanta dias 11 e 12 de novembro
01 – Genoma (Alexandre Veríssimo)
02 – Um Pássaro Passou (Ana Martel)
03 – Todas as Mulheres do Mundo 2 (Aroldo Pedrosa e Cleverson Baía)
04 – Eu sou Caboca (João Gomes e Celso Viáfora)
05 – Tradições (José Wilson Cardoso e Paulo Sérgio B. Azevedo)
06 – Como a Noite (Alexandre Veríssimo)
07 – Rap em Preto e Branco (Judas Sacaca, Alan Gomes e Ademir Pedrosa)
08 – Levemente Louca (Aroldo Pedrosa e Cleverson Baía)
09 – Com Você me Leve (Alan Yared)
10 – Top Model das Tribos (Ademir Pedrosa e Dilean Monper)
2ª Etapa (12.11.09)
02 – Tucuju Brasileiro (Sabá Tião)
03 – Toque de Caixa (Ana Martel e Zé Miguel)
04 – O Canto Livre dos Pássaros (Jackson Amaral)
05 – Medonho Amor (Enrico Di Miceli e João Gomes)
06 – Sempre Assim (Mário Salles)
07 – Batuque Amazônico (Chermon Jr.)
08 – Trava Língua (Augusto Oliveira e Cássio pontes)
09 – Minha Fé (José Wilson Cardoso e Paulo Sérgio B. Azevedo)
10 – Neguinha (Willian Cardoso e Dilean Monper)
5 de nov. de 2009
Festival Quebramar: palestras
Dia 06 (sexta-feira)
Palestra - JORNALISMO CULTURAL: UMA CONTRADIÇÃO EM TERMOS?
Palestrante – Alex Antunes, jornalista - Pasquim, Folha Ilustrada, Bizz, Veja, Rolling Stone
Local: Auditório da Fortaleza de São José de Macapá
Hora: 14:00 às 17:30
Filme: CAPOTE (2006, Bennett Miller)
a) A matriz positivista versus a matriz pop. Objetivismo e subjetivismo no jornalismo: é possível ser isento em questões culturais? Se é subjetivo, pode ser jornalismo?
b) Jornalismo literário, gonzo e musical; literatura pop. A linhagem das escolas jornalísticas e artísticas que tentaram fusões possíveis das duas matrizes, da alta cultura à cultura de celebridades. O papel da ficção na descrição da realidade.
c) Publicações culturais no Brasil pós-contracultura. Implicações culturais e políticas do jornalismo brasileiro, da contracultura à época atual.
d) Cyber Cybercultura. Blogs e a quebra de limites entre o jornalismo e a cultura-em-si. Twitter, facebook e a captura do tempo real.
Dia 07 (sábado)
Palestra – ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS NA ECONOMIA DE CULTURA
Palestrante – Marcus Vinícius Nogueira, sociólogo – APL, SECIS, MCT, SCC, MinC.
Local: Auditório da Fortaleza de São José de Macapá
Hora: 10:00 às 12:00
a) o eixo de trabalho relacionado às tecnologias sociais
b) alternativas sociais de geração de renda dentro da cadeia produtiva da economia da cultura.
Palestra - A REINVENÇÃO DO BRASIL: EMERGÊNCIA CULTURAL DA REGIÃO NORTE
Palestrante – Alex Antunes, jornalista – Pasquim, Folha Ilustrada, Bizz, Veja, Rolling Stone
Local: Auditório da Fortaleza de São José de Macapá
Hora: 14:00 às 17:30
Filme. VIAGENS ALUCINANTES (1980, Ken Russell)
a) Três manobras mal-sucedidas na calibragem do Brasil: a 'tríade de dois', o desprezo de Pedro e o upgrade do Tiradentes-Cristo. O que Groucho Marx disse para Macunaíma quando viu o Zé Carioca.
b) Porque o Acre existe, e São Paulo não. Diferentes razões iguais para se matar em Macapá e São Paulo: a ausência da mãe e a presença de Sarney.
c) A inteligência e a ética da mata; a religião brasileira. A experiência Yawanawa e a convergência de tecnologias ancestrais e atuais: o Ponto Zero da humanidade.
d) Fora-do-Eixo no Norte e Centro-Oeste e o P.O.P. - Plano de Ocupação Psíquica.
Contatos
site: www.festivalquebramar.com.br
blog: www.coletivo-palafita.blogspot.com
Comunicação: Jenifer Nunes - 8116.7203 - palafitacomunicacao@gmail.com
Planejamento: Otto Ramos - 8112.5996 - coletivopalafita@gmail.com
4 de nov. de 2009
3 de nov. de 2009
Preparação para a I Conferência Livre de Comunicação no Estado do Amapá
Um grupo formado por lideranças sindicais e representantes de meios de comunicação reuniu-se na última sexta-feira, 29, para alinhavar a idéia da realização de uma Conferência livre de Comunicação no estado do Amapá, com o objetivo de contribuir para que haja mais transparência na distribuição de verbas públicas destinadas a gastos com propaganda e divulgação e um controle mais efetivo sobre o conteúdo divulgado por meios de comunicação, alem da criação de mecanismos que permitam a sobrevivência dos meios de comunicação alternativos, inclusive as rádios comunitárias. Compareceram à primeira reunião representantes de 9 entidades, entre elas sindicatos, ONG’s, a rádio Novo Tempo e a Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativo.
Conferência Livre de Comunicação
Os estados podem promover Conferencias Livres de Comunicação e as propostas que resultam desses encontros são enviadas diretamente à Conferencia Nacional de Comunicação(Confecom), que acontecerá em dezembro em Brasília. Aqui no Amapá a Conferencia Livre de Comunicação acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro. Estiveram presentes à primeira reunião representantes das seguintes entidades: Sindesaúde, Sintaxi, Sindtelebrasil, Fórum DCA/AP (Estadual de defesa dos direitos da criança e do adolescente), Fespeap (Federação das entidades de servidores públicos do estado do Amapá), ACANH - Associação de Comunicação Alternativa do Novo Horizonte (Radio Novo Tempo), Marcha Mundial de Mulheres/AP, Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa.
Por Chico Terra
Mostra cultural da Escola Castelo Branco
30 de out. de 2009
Sonora Brasil - Violão Brasileiro

25 de out. de 2009
Festival reúne talentos das escolas públicas
A Escola Estadual Zolito de Jesus Nunes realizará, nos dias 04, 05 e 06 de novembro, o XI Festival de Música e Dança Estudantil/2009. Talentos da rede estadual e da rede municipal de ensino mostrarão suas letras de músicas e apresentarão números de dança.
O Festival acontece desde 1996, com sucesso junto às escolas públicas. Em janeiro de 2003 foi mostrado como experiência no Fórum Mundial de Educação realizado em Porto Alegre-RS, dentro do tema Educação Popular. Em 2004 participou da I Feira de Intercâmbio Pedagógico, da 41ª Expo-Feira Agropecuária do Amapá e foi apresentado no Encontro Nacional da Escola de Gestores (Brasília-DF) recebendo o Mérito Institucional de Responsabilidade Social pelo CEFORH.
Informações da Escola Zolito Nunes
Feira Cultural Universitária em dezembro na Unifap
MOSTRA DE ARTES CÊNICAS
MOVIMENTOS CULTURAIS
PALCO MUSICAL
ESPAÇO DE ARTES VISUAIS e FOTOGRAFIA
ESPAÇO DA LITERATURA
21 de out. de 2009
Show do Projeto Pixinguinha na Expofeira
Informações de Mariléia Maciel
Semana de leitura no TRE do Amapá
14h30 - Credenciamento
14h45 - Abertura
15h - Palestra sobre a metodologia aplicada para incentivar o hábito da leitura.
Palestrante: Prof. Antônio Munhoz Lopes, professor de letras e linguística, bacharel em direito, escritor e membro do Conselho de Cultura do Estado do Amapá e diretor do acervo cultural da Confraria Tucuju.
15h30 - Palestra sobre a importância do livro e incentivo ao hábito da leitura
Palestrante: Prof. Romualdo Rodrigues Palhano, Prof. Dr. e Pós-Doutor da Universidade Federal do Amapá, autor dos livros "A estrela e a rã", "Brincando com linhas" (infantis) e "Teatro de bonecos: uma alternativa para o ensino fundamental na Amazônia". Escritor, teatrólogo, poeta, ator, encenador, educador e pesquisador.
16h - Palestra sobre a importância do Programa Eleitor do Futuro para a formaçao do cidadao.
Palestrante: Doutor Joao Guilherme Lages Mendes, Juiz de Direito, Coordenador do IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciencias Criminais) no Pará e Amapá, Coordenador do Programa Eleitor do Futuro no TRE/AP e Professor Universitário; 16h30 - EXPOSIÇAO DE LIVROS EM GERAL - Hall de entrada
Dia 27.10.09 (Terça-feira)
15h - Palestra: A importância da leitura como fator de inclusao social.
Palestrante: Carmo Antônio de Souza, Desembargador, Doutor e Professor Universitário, palestrante, autor de artigos e publicaçoes na área do Direito Penal e Eleitoral.
15h30 - Palestra: Questao da leitura - Uma Política de Estado.
Palestrante: Rui Guilherme de Vasconcelos Souza Filho, Juiz de Direito, Professor Universitário, conferencista, autor de livros e artigos sobre matéria jurídica, inclusive eleitoral, romancista, laureado pela Academia Paraense de Letras, contista e poeta.
16h30 - Lançamento do Protótipo do Calendário Eleitoral do TRE/AP para as eleiçoes 2010
16h45 - Cerimônia de encerramento do evento
19 de out. de 2009
Posto que é chama...

18 de out. de 2009
Lançamento: Poetas do Meio do Mundo
Está tudo pronto. No próximo dia 4, às 19h no Teatro das Bacabeiras, será lançada a coletânea de poesias do grupo Uni-verso, que reúne 16 poetas do meio do mundo. A organização é de Manoel Bispo e a coordenação de Alcinéa Cavalcante, Ricardo Pontes, José Pastana, Rostan Martins e Manoel Bispo – que fazem parte da diretoria do Uni-verso e também do Clube dos Poetas.
Eles dizem que a publicação é o ponto culminante de uma empreitada intelectual e artística que se pretende vitoriosa. E contam que sempre se perguntavam o que fazer para se chegar à edição da produção que estava engavetada. A resposta veio com os encontros de poetas e escritores nos eventos culturais que tornaram próximos os que estavam eqüidistantes, no desenho panorâmico da diversidade cultural que nos assemelha.
Da aproximação surgiram as idéias; das idéias, a ação. E assim nasceu o Projeto Samaúma da Literatura Amapaense – Poetas, contistas e cronistas do meio do mundo, que até o final do ano lançará quatro coletâneas: duas de poesias, uma de crônicas e uma de contos.
Os poetas contemplados na coletânea de poesias que será lançada dia 4 são personalidades que entre suas preocupações procuram externar seu amor pelas nossas coisas e, no uso da sensibilidade, nos dizem verdades e fantasias em versos decorrentes das suas visões de mundo. “A visão de mundo de cada poeta estabelece uma espécie de riqueza abstrata que se insinua na cor estilística e na forma definida dessa arte de encantar palavras”, diz Manoel Bispo. O Projeto Samaúma tem o apoio da Confraria Tucuju e do Governo do Amapá.
Poetas que participam desta primeira coletânea:
Alcinéa Cavalcante
Carla Nobre
Fernando Canto
Herbert Emanuel
Jô Massam
João Barbosa
Jonas Diego
José Pastana
Manoel Bispo
Mauro Guilherme
Obdias Araújo
Osvaldo Simões
Paulo Tarso
Ricardo Pontes
Rostan Martins
Sânzia Fernandes
Por Alcinéa Cavalcante
17 de out. de 2009
CGU lança concurso de curtas-metragens
Solange Lima - DRT 1869