24 de nov de 2009

Maestro amapaense Joaquim França se apresenta em Belém no fim de semana

O maestro e arranjador amapaense Joaquim França se apresenta no próximo final de semana em Belém pelo Projeto Brasil Clássico Caipira, do Centro Cultural Banco do Brasil. É a primeira vez que o músico percorre o Brasil com o projeto, que já passou por São Luiz, Vitória, Porto Alegre e Campo Grande em comemoração aos 80 anos de gravação do primeiro disco com moda caipira no Brasil. O espetáculo reúne grandes artistas brasileiros que apresentam parte do acervo de música caipira numa releitura com arranjos de música de concerto.

Joaquim França é formado em regência e licenciado em música pela Universidade de Brasília onde reside atualmente. Iniciou sua carreira em Macapá, na banda Oscar Santos. Joaquim tem um currículo que inclui apresentações acompanhando Guilherme Arantes, Francis Hime, Edson Cordeiro, Elomar, Xangai e outros. O maestro foi regente titular da Orquestra Filarmônica de Brasília de 1993 até 2007 e atuou como regente assistente dos maestros Roberto Duarte, Aylton Escobar e Gottfried Engels no Concurso Internacional de Verão de Brasília. Com a orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília regeu diversos concertos e foi classificado como um dos melhores arranjadores do 1º Concurso Nacional de Arranjos Para Banda Sinfônica. Atualmente é professor da Escola de Música de Brasília.

Participam do projeto em Belém os cantores Pena Branca, Dércio Marques, Genésio Marques e as irmãs Galvão. Acompanhando estão os músicos Joaquim França, Cláudio Cohen, Denise Gomes, Glesse Collet, Osvaldo Amorim e outros reconhecidos nacionalmente. Eles interpretarão sucessos como Trenzinho Caipira, Tristeza do Jeca, Cuitelinho, Moreninha linda, Romaria, Luar do Sertão, João de Barro, Beijinho Doce e muito mais, todos com arranjos elaborados em melodias que misturam tradição e erudição.
O espetáculo será domingo, 29, no Hangar Centro de Convenções. A direção musical é do maestro Rildo Hora.

Mariléia Maciel
Assessora de Comunicação

Nenhum comentário: