17 de mar de 2009

Itaú cultural realizará oficinas de jornalismo cultural em Macapá

O Itaú Cultural, em parceria com o SESC Amapá e a Faculdade SEAMA, trará a Macapá duas oficinas de Jornalismo Cultural, gratuitas e abertas para o público, com foco em estudantes de jornalismo. As oficinas acontecerão nos dias 31 de março e 1º abril e as inscrições já estão abertas na Central de Atendimento do Sesc Araxá.

Oficinas:
Em Busca do personagem: um olhar singular, será uma oficina de reportagem em jornalismo cultural, com destaque para a construção de personagens. A atividade tem como primeiro momento uma reflexão sobre o que é um olhar singular para o jornalista, que deve ser livre de clichês, do óbvio e do mero exótico. Os principais temas abordam a pesquisa e a escolha do personagem, técnica da entrevista e a transpiração na produção do texto.
Dia 31/03, das 09h às 18h. 30 vagas.

Blogs, estilos textuais e a construção da reputação em rede: abordará o estado geral da blogosfera brasileira, mostrando os diferentes formatos e estilos textuais dos blogs brasileiros – sobretudo as clivagens entre blogs, jornalismo e literatura – que se predominaram durante os últimos 10 anos na rede. A atividade também discute o estado da blogosfera local em cada um dos Estados onde é realizada e, num terceiro momento, propõe exercícios de produção de textos para blogs, técnicas de construção de reputação e relevância em blogs. Por fim, há um debate sobre os principais dilemas da prática blogueira.

Dos oficineiros:
Eliane Brum é Jornalista e Documentarista, Repórter Especial da Revista Época, com mais de 40 prêmios de reportagem, como Esso, Vladimir Herzog e Sociedade Interamericana de Imprensa e Fabio Malini é Professor Adjunto do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo, Pesquisador-associado do Laboratório de Estudos sobre Território e Comunicação e do Laboratório CiberIdea, ambos da UFRJ. É membro da equipe do periódico acadêmico Revista Lugar Comum e do comitê editorial da Revista Global. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Redes Sociais, Território e Novas Mídias.

Evento: Caravana Rumos – Macapá – 2 Oficinas
Data: 31/03 e 01/04
Horário das oficinas: 9h às 18h
Paradas de 15 min para lanche às 10h30 e 16h30
Almoço das 12h30 às 13h30
Local das oficinas: Faculdade SEAMA
Público: em geral, com foco em estudantes de jornalismo
Local de Inscrições: SESC Araxá – Central de atendimento
Av. Jovino Dinoá, 4311 - Beirol - Fone: 3241-4440
Período de Inscrições: de 18 a 24/03/08, de 2ª a 6ª feira (das 8h às 20h) e aos domingos (das 9h às 14h)
Quantidade de vagas: 30 vagas para cada uma das oficinas

Juliana Coutinho

Nenhum comentário: