23 de mai. de 2010

Confraria Tucuju: Sarau de maio terá Lia Sophia e clássicos do brega

Grandes shows, poesia e exposições aguardam o público no segundo Sarau do Ponto de Cultura Largo dos Inocentes, em parceria com o SESC Amapá. O evento vai acontecer dia 28 de maio (sexta-feira) no SESC Centro, a partir das 20 horas. A noite começa com apresentação do Quarteto da Bossa e termina com show da cantora Lia Sophia. O Sarau de maio fará homenagem ao poeta Sílvio Leopoldo e receberá noite de autógrafos da obra “Adoradores do Sol”, de Fernando Canto. A entrada é franca.

O poeta
Sílvio Leopoldo nasceu em Belém, dia 25 de fevereiro de 1953, mas passou a infância e a juventude em Macapá. Formou-se em Biblioteconomia e Direito. Poeta e compositor, publicou os livros: Primeiros Poemas (1967); Velas do meu Mar (1970); Lira Ligeira (1976); Era uma Vez num Fundo de Gaveta (1990); Cantares do Bordel (1999); Evocação de Ajuruteua (2007) e tem participação em três antologias poéticas.

Na música seu nome está gravado na história de vários festivais. Finalista do I Festival Universitário de Música e Poesia do Pará (1974); Primeiro e segundo lugar no V Festival da Canção Amapaense (1975). Tem composições de gravadas em disco. Segundo o escritor Paulo Tarso Barros, “a poesia de Sílvio aborda temas sociais, políticos, mas sua tônica fica mesmo por conta do lirismo simples e direto que consegue transmitir através dos seus versos”.

Sílvio Leopoldo residia em Belém, onde faleceu no dia 12 de outubro de 2007, três dias após o lançamento do livro “Evocação de Ajuruteua”.

O escritor
Fernando Canto é um dos escritores com maior produção literária no Amapá. Alia ao conteúdo sociológico e histórico de suas obras uma linguagem poética que as torna mais atraentes. Recentemente lançou “Adoradores do Sol – Novo textuário do meio do mundo”. A obra reúne textos originalmente publicados na imprensa com temas variados. No Sarau da Confraria o escritor fará noite de autógrafos.

Quarteto da Bossa
No show de abertura, às 20 horas, o Quarteto da Bossa vai brindar o público com grandes clássicos do samba-canção e da bossa nova. Formado por Jefferson Chermont, Cristina Monteiro, Michelle Barbosa e Raimundo Chermont, o grupo surgiu em 2004. A união de quatro amigos fãs da bossa nova resultou no CD “Bossalizando” e em vários convites para shows. Será a segunda apresentação do Quarteto no Sarau da Confraria.

Lia Sophia
A cantora Lia Sophia virá a Macapá lançar seu terceiro Cd, “Amor Amor”, que traz regravações de grandes clássicos da música brega da região Norte. Cantora, compositora e instrumentista, pesquisou o universo do brega para extrair clássicos do estilo, como “Ao por-do-sol”, dando a eles uma roupagem contemporânea em termos de musicalidade. A artista lotou o Teatro Margarida Schivasappa do Centur, em Belém, com esse show. Em Macapá fará duas apresentações, uma na sexta-feira (28), durante o Sarau do Ponto de Cultura Largo dos inocentes, no SESC Centro, a partir das 22 horas e outro no sábado (29) na Casa de Chorinho Ceará da Cuíca.

ASCOM/Confraria Tucuju

2 comentários:

Ju Corrêa disse...

Esse show da Lia Sophia tá sendo esperado, em? hehe

Camila Karina disse...

Oba! :D

P.s: E o projeto? Vc n deu mais noticias..


Camila Karina