10 de jul de 2010

Vida de Tancredo Neves rumo ao cinema

Pode-se dizer que o diretor Sílvio Tendler (Utopia e Barbárie) seja um especialista em levar às telas de cinema a vida de ex-presidentes do Brasil. Afinal de contas, Juscelino Kubitschek e João Goulart já tiveram suas vidas relembradas pelo diretor, nos documentários JK e Jango.

Agora chegou a vez de Tancredo Neves, que neste ano completaria um século de vida.
Tancredo – A Travessia traz depoimentos que relembram a trajetória política de Tancredo Neves, de ministro de Getúlio Vargas até a eleição como presidente do país. No filme constam declarações de seu neto Aécio Neves, Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Francisco Dornelles, José Sarney, Fernando Lyra, Cristovam Buarque, Jarbas Vasconcellos, Eduardo Suplicy, Paulo Maluf e o general Leônidas Pires Gonçalves.

Há também a reconstituição com atores de um dos fatos mais marcantes da vida de Tancredo, a reunião ministerial com Getúlio pouco antes de seu suicídio. Para tanto foram escalados Osmar Prado (Olga) como Vargas, Marcos França (Inesquecível) como Tancredo e Paulo César Pereio (Nossa Vida Não Cabe num Opala) como Oswaldo Aranha. Segundo o diretor, tal decisão se deveu ao fato de que todas as pessoas que testemunharam o ocorrido já tenham falecido. Ainda assim as cenas foram rodadas em preto e branco e com câmera na mão, para que transmitam a impressão de serem da época.

Tancredo – A Travessia está agora em pós-produção e tem previsão de lançamento no circuito comercial para setembro deste ano. Entretanto, não será surpresa se sua estreia for adiada em algumas semanas, visando angariar a exposição natural de uma possível participação no Festival do Rio e na Mostra de Cinema de São Paulo.

Fonte: Adoro Cinema – O Globo

Nenhum comentário: