30 de jul. de 2010

Palita no Trapézio - SESC Amazônia das Artes dia 5 de agosto


Palita no Trapézio”, é um espetáculo que busca, na investigação do potencial cômico do trapézio e da técnica de acrobacia, a comicidade da palhaça. Partindo da irreverência e dos erros próprios do palhaço, a perfeição e o risco, elementos característicos da acrobacia no trapézio, darão lugar para as ações ineficazes da palhaça, suas tentativas frustradas, seus medos e sua alegria.

Formada por um coletivo de artistas profissionais, entre atores, diretores, cantores, arte-educadores, acrobatas, palhaços e pesquisadores de teatro a Cia. Chegança Produções culturais surge em 2007 dentro de um projeto muito maior, a ONG Circo de Cidadania Palco e Picadeiro, entidade sócio cultural que desenvolve um trabalho de circo-social voltado para jovens em situação de risco, visando o protagonismo juvenil e a cidadania.

Em seus primeiros trabalhos a Companhia Chegança surge com a proposta de pesquisar a cena no espaço aberto, investigando a partir das técnicas do teatro de rua a ocupação, atuação e intervenção na cena urbana.

Seu primeiro trabalho a performance “Hominem Bombus” representou o Maranhão no XIII Encontro Nacional de Teatro de Rua de Angra dos Reis/RJ.

Em São Luís desenvolveu em 2008 o projeto “ARRUAÇA”, que levou para as praças da cidade apresentações do Espetáculo “A Mulher que vendeu o marido por 1,99”.

Em 2009 o projeto “Palita no Trapézio” foi contemplado pela bolsa FUNARTE de criação de números circenses e se transformou num belíssimo espetáculo de circo/teatro adaptável para qualquer tipo de espaço. Ainda em 2009 a cia. Estréia no palco o espetáculo musical da obra de Dias Gomes “Roque Santeiro”.

Atualmente a Cia. Chegança desenvolve o Laboratório de pesquisa em teatro de rua, um espaço de estudo teórico e prático sobre o teatro de rua, suas técnicas, estética e história.

SERVIÇO: PALITA NO TRAPÉZIO-MA
LOCAL: SALÃO DE EVENTOS SESC ARAXÁ
DIA: 05 DE AGOSTO
HORA: 15H30
ENTRADA FRANCA
CENSURA LIVRE

Genário Dunas

Nenhum comentário: