3 de mar. de 2010

Teia da Cultura Amazônica

Belém recebe, entre os dias 4 e 7 de março, a Teia da Cultura Amazônica, evento que reúne movimentos e grupos culturais e representantes de Pontos de Cultura dos Estados do Pará, Amapá, Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. A Teia da Cultura Amazônica é a etapa regional preparatória para a Teia Nacional 2010, encontro realizado pela Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (Minc), que acontecerá em Fortaleza (CE) e que deve reunir cerca de 2.500 Pontos de Cultura de todo o Brasil. Os Pontos de Cultura são projetos realizados em parceria entre Ministério e governos estaduais, através do programa Cultura Viva, que funcionam como espaços de estímulo à formação, produção e promoção da cultura local.

A Teia de Cultura Amazônica será na reserva ecológica do Parque dos Igarapés. Na programação, estão previstos debates sobre a política cultural para os estados e para o país, além de apresentações artísticas e culturais. A Teia Amazônica é promovida pelas comissões Nacional e Estadual de Pontos de Cultura, com apoio dos Pontões de Cultura da Amazônia (ponto de articulação e ampliação dos pontos e cultura) e do governo do Pará. São esperados para o encontro representantes dos 149 pontos localizados nos seis Estados participantes, dos quais 79 se encontram no Pará.

Programação
Dia 04.03 - Quinta-feira
9h - Abertura do Encontro
10h - Painel "Pontos de Cultura e Transversalidade"
15h - Oficina de Gestão Compartilhada: orientação aos Pontos de Cultura do Convênio Estadual
17h30 - Rodas de conversas com órgão de cultura do Governo do Estado do Pará
19h30 - Abertura da "Teia da Cultura Amazônica": ato sociopolítico com as presenças da governadora do Pará, Ana Júlia, do secretario de Estado de Cultura e do secretário de Cidadania Cultural do MinC, Célio Turino.
21h - Mostra Artística

Dia 05.03 - Sexta-feira
8h - Roda de conversa "Pontos de Cultura e Transformação Social"Convidados: Célio Turino (SCC/MinC), Marcelo Manzatt (SID/MinC), representantes do Governo do Estado, Dan Baron (IDEA), Carlos Siqueira (CPPC- Comissão Paraense de Pontos de Cultura).
Mediador: Zé Maria (Executiva da TEIA BRASIL 2010)
Relatora: Lucimar Weil (Pontão de Cultura Pé na Taba, Amazonas).
11h - Roda de sensibilização sobre a agenda sociopolítica do movimento de Pontos de Cultura. Convidados: Delson Cruz (Representação Regional Norte do MinC - Ministério da Cultura); Nonato Chacon (Pontão A Bruxa Tá Solta-RR), Nilton Silva (Pontão de Cultura Rede Amazônica de Protagonsimo Juvenil).Moderador: Valmir Bispo (FCV-Fundação Curro Velho)
Relatora: Deize Botelho (Pontão de Cultura Pororoca da Cidadania)
14h30 - Painéis: "Tecendo as Teias de Cultura"Painelistas: Nilton Silva, representante do Pará Comissão Nacional de Pontos de Cultura; Deize Botelho, membro da Comissão Paraense de Pontos de Cultura; Zhumar de Nazaré, representante do GT Amazônico na Comissão Nacional de Pontos de Cultura; Zé Maria Reis, representante do GT Pontões e Redes na Comissão Nacional de Pontos de Cultura; Isaac Loureiro, coordenador da campanha "Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro"; Frederico Cardoso, coodenador executivo da Ação Cine Mais Cultura; Samir Raoni, animador da rede Cineclube Rede Norte - CRN; Francisco Weyl, Inovacine/Fapespa.
16h30 - Paineis "Apresentando os Pontões de Cultura da Amazônia" (representantes dos Pontões de Ananindeua, Santarém, Belém, Marabá, Manaus e Boa Vista)
19h30 - Inauguração do Infocentro Ananin Cultura Digital (Programa Navegapará).
20h30 - Mostra Artística (Praça da Bíblia, em Ananindeua)
Dia 06.03 - Sábado
8h - Abertura do "Fórum Amazônica de Pontos de Cultura"
8h30 - Aprovação do Regimento Interno
9h30 - Grupos de Trabalho sobre as propostas à Teia Brasil, CNC e outros.
13h - Almoço
14h30 - Fóruns estaduais de Pontos de Cultura (simultâneos por estado) para discussão da organização interna em cada estado e eleição de representantes para as comissões estaduais e para a CNPdC
16h30 - Plenária final de aprovação das propostas
19h - Jantar
20h30 - Mostra Artística

Dia 07.03 - Domingo
Articulações "Tecendo as redes de Pontos e Pontões de Cultura"
8h - Rumo ao Congresso Mundial IDEAn2010 "Viva a Diversidade Viva, Abraçando as Artes de Transformação"
9h30 - Bate-papo de articulação para os GTs da CNPdC (Amazônico, Pontões e Redes, GT Indígena - criação)
12h - Oficinas temáticas (audiovisual, cultura popular e memória, cultura digital)
15h30 - Diálogo Ação Tuxaua nos Pontos de Cultura da Amazônia
16h30 - Vivência de Despedida no Parque
18h30 - Jantar
19h30 - Mostra Artística: Roda de Carimbó no Iaçá e mostra Audiovisual.
Informações: www.teiamazonica.wordpress.com e 4009 8712.
Jussara Kishi - Secom, com informações da Segov

Nenhum comentário: