12 de mar de 2010

Programação do Fest Cine Amazônia

O GRITO DO MAPINGUARI
Animação. 02 min. 2009. RO
Direção: Francisco Bezerra, Saulo De Sousa e Fernando Caetano
SINOPSE: Experiência de jovens animadores rondonienses convidados pelo FESTCINEAMAZONIA na construção de um desenho animado sobre a lenda do Mapinguari – o gigante com um olho na barriga, defensor da floresta.

O CINEMA NO MEIO DO MUNDO
Direção Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis. 23 min. 2009. RO
SINOPSE: Série Mostra FESTCINEAMAZONIA Itinerante Integração Latino Americana pelas Capitais da Região Norte do Brasil.

A TERRA A GASTAR (WASTING EARTH)
Animação. 06 min. Vídeo. 2009. SP
Direção: Cássia Mary Itamoto/Celina Kurihara
SINOPSE: "Estava a Terra em seu lugar. E veio o Homem lhe acrescentar. Consumo do Homem. O Homem na Terra. E a Terra a gastar." O homem em sua Terra depara-se com as conseqüências de seu consumo excessivo e se vê obrigado a adotar medidas que mudarão seu estilo de vida.

DIA DE JOGO
Ficção. 13 min. Vídeo. 2009. RS
Direção: Ligia WalperSINOPSE: Torcedor fanático do time local, Padre Atanásio mistura suas duas paixões: o futebol e a religião. No dia do casamento da filha do coronel Tenório, esta mistura vai causar muito problema, pois para não perder a final do campeonato, ele oficia a cerimônia com os fones do radio nos ouvidos. Na hora do beijo do casal - e no último minuto da partida - Fernandinho faz um gol salvador. No calor da comemoração, o Padre revela para todos os segredos da noiva. A confusão gerada vai mudar a vida de Padre Atanásio e do sacristão Nicolau para sempre.

MAR DE DENTRO
Documentário. 14 min. 35 mm. 2008. SP
Direção: Paschoal Samora
SINOPSE: Velhos pescadores recorrem à memória afetiva para contar suas historias de aventuras e amores. Em um cenário onde o tempo parece ter parado para ouvi-los, eles se recordam da época em que viviam no mar. Em meio ao cotidiano, os depoimentos das personagens se misturando no decorrer do filme para formar um só discurso. Como se as histórias pudessem criar um único fio de memória, tão forte w presente como o próprio mar na vida de cada um deles.

O DIVINO, DE REPENTE
Animação. 07 min. 35 mm. 2009. SP
Direção: Fábio Yamaji
SINOPSE: Ubiraci Crispim de Freitas, personagem real conhecido por Divino, canta repentes e conta sua vida neste documentário animado com ficção experimental.

FAÇA SUA ESCOLHA
Ficção. 07 min. 35 mm. 2006. SP
Direção: Paulo Miranda
SINOPSE: Um pequeno grupo de pessoas que se conhece por acaso, à procura de amor e amizade, e suas tragicômicas conseqüências.

VELA AO CRUCIFICADO
Ficção. 13 min. 35 mm. 2009. MA
Direção: Frederico Machado
SINOPSE: O filme Vela ao Crucificado narra o sofrimento de um casal da periferia de São Luis. Diante do filho morto sobre uma mesa rústica, sem dinheiro para comprar pelo menos o caixão onde colocar o corpo a fim de enterrá-lo.

UMA SÓ AMÉRICA
Direção Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis. 23 min. RO – Série: Mostra FESTCINEAMAZONIA Itinerante Integração Latino Americana. A passagem do Festival pela Bolívia/Peru e Colômbia.

MOCÓ JACK
Animação. 11' 28”. Vídeo. 2007. GO
Direção: Luiz BoTosso e ThiagoVeiga
SINOPSE: Animação que narra às aventuras do jacaré, Jack, que usa de muita criatividade para se salvar das investidas de contrabandista de animais. Nascido diferente de seus irmãos, Jack, possui caráter exótico o que o transforma em um grande prêmio para o caçador. Jack sabe se esconder e mimetizar o que o ajuda a salvar seus amigos.

REVERSO
Ficção. 5´38´´. 35 mm. 2009. MA
Direção: Francisco Colombo
SINOPSE: O que diferencia os indivíduos é a capacidade de realizar determinados atos. Filmado em plano seqüência.

PAJERAMA
Animação. 9 min. 35 mm. 2008. SP
Direção: Leonardo CadavalSINOPSE: Um pequeno indiozinho começa a ter estranhas experiências em seu habitat. Aos poucos, mistérios do tempo e do espaço serão revelados.
SOJA: EM NOME DO PROGRESSO
Documentário. 40 min. Vídeo.
Direção: Todd Southgate
SINOPSE: A Amazônia contem a maior biodiversidade do planeta e desempenha papel fundamental na manutenção do ciclo das chuvas e do equilíbrio climático. O Greenpeace convida você para assistir o documentário Soja; Em Nome do Progresso e refletir um pouco mais sobre a realidade da Amazônia. O documentário mostra os impactos socioambientais que a expansão da fronteira da soja esta causando na região de Santarém, no Estado do Pará.

Serviço:

Fest Cine Amazônia

Dia 13 de março (Sábado)

Faculdade Seama

Às 15 horas

Nenhum comentário: