29 de mar. de 2010

"Adoradores do Sol" será lançado nesta terça-feira

Uma de nossas maiores referências turística, cultural e particularmente natural é tema do texto que dá nome ao mais recente livro de Fernando Canto. O fenômeno Equinócio, apreciado por centenas de pessoas duas vezes por ano do alto do obelisco do monumento do Marco Zero do Equador é retratado na crônica Adoradores do Sol que sintetiza um costume cultural e religioso universal, trazida dentro de nós pela memória de nossos ancestrais que desde as mais antigas civilizações já cultuavam o sol.

A obra Adoradores do Sol é uma coletânea de 101 crônicas que foram publicadas em cinco jornais de circulação local entre 2007 à 2009. Os textos revelam essencialmente a vida de brasileiros, em particular os amapaenses, que são rotineiramente escolhidos como personagens dos textos deste sociólogo e músico que convive diariamente com a cultura regional sendo contador e protagonista de diversas histórias que são ditas em toda a cidade.

“Fernando Canto é um artista talentoso e criativo. Dono de uma linguagem que ora e vez é impregnada de elementos poéticos, o que torna o seu texto rico, agradável e carregado de informações que dão consistência e substancialidade às crônicas e artigos que ele tão bem vem produzindo ao longo dos anos, compartilhando conosco esse acervo precioso, registrando em prosa suave e airosa suas pesquisas sociológicas e históricas, bem como impressões e poemas que enriquecem os textos”, relata o também escritor Paulo Tarso.

Laguinense apaixonado pela cultura, Fernando Canto é autor de oito livros e fez sua estreia na literatura muito cedo, ainda na adolescência escrevia peças de teatro para o grupo de jovens da Igreja São Benedito. Há trinta e cinco anos formou o Grupo Pilão que é uma das grandes referências musicais do Amapá que sempre valorizou as tradições amapaenses, sendo talvez o primeiro a introduzir marabaixo e batuque em suas músicas.

O lançamento de Adoradores do Sol será dia 30 de março, às 19:00, no Monumento Marco Zero. No lançamento o livro custará R$ 30,00, após, será vendido em diversos pontos literário da cidade.

Mariléia Maciel

Nenhum comentário: