14 de fev. de 2009

Belém: Exposição traz fotos modificadas pelo tempo

O Espaço Cultural Banco da Amazônia lançará no dia 16 de fevereiro, a última exposição do Edital de Pautas 2008, chamada “Câmara da Transmutação Secreta”, do artista-fotógrafo Sinval Garcia, com curadoria de Orlando Maneschy. Na mostra, serão apresentadas dez fotografias em diversos formatos desenvolvidas a partir de uma pesquisa oriunda da ação da umidade amazônica sobre o pigmento fotográfico.
A criação das obras se dá a partir da seleção de imagens provenientes da cultura visual. Em seguida, o artista as reproduz em slides e as coloca em uma caixa ou câmara em condições “inadequadas” de conservação, resultando em uma intervenção térmica sobre o suporte original. Assim, é ressaltada a potência pictórica da imagem em detrimento de detalhes dos objetos e pessoas retratadas.
O artista acompanha a mudança sofrida nos positivos e opta o momento em que estes são processados pelo scanner, captando a nova imagem gerada, totalmente diferente da original, onde não há efeitos ou manipulações de softwares. Desta forma, a criação das fotografias é lançada como elemento de ação. Esta idéia ocorre não apenas pela apropriação inicial de fotografias e pela intervenção sobre as cópias em positivo, mas pela questão conceitual que o artista emprega, ao se utilizar de fotografias de autores conhecidos, que já circularam na mídia e que são transformadas em outra, pela degradação proposta por Sinval.
Estas obras nos levam a pensar a beleza de forma crítica, uma vez que toda beleza sofre, a cada segundo, a ação implacável do tempo. Até a imagem, índice de permanência, pode se desmaterializar e virar algo diferente, articulando questões contemporâneas em sua produção. De acordo com Sinval, a mostra contribui intensamente à reflexão e ao desenvolvimento da arte contemporânea, em especial nos pontos que abordam a imagem e seus desdobramentos.
SERVIÇO:
Exposição “Câmara da Transmutação Secreta”, no Espaço Cultural Banco da Amazônia. Data: 16 de fevereiro, às 19h. Av. Presidente Vargas, 800 – Térreo. Informações: 4008-3334 / 3670
(Fonte: Diário do Pará)

Nenhum comentário: