19 de jan. de 2010

Confraria Tucuju se prepara para o aniversário de Macapá

A data de aniversário da cidade de Macapá, 4 de fevereiro, foi resgatada pela Confraria Tucuju há mais de dez anos. Começou com uma comemoração modesta em frente à Matriz de São José. Desde então a festa cresceu e hoje faz parte do calendário cultural da cidade. No último sábado (16) os pioneiros e fundadores da Confraria se reuniram com o prefeito Roberto Góes para os últimos acertos relativos à comemoração dos 252 anos da capital do estado.

O dia começa com a Missa em Ação de Graças, às 7h30, realizada na antiga catedral. Uma celebração especial em cujo ofertório tradicionalmente representantes da cidade apresentam os símbolos da cultura local. Cabe à presidente da Confraria Tucuju a entrega do cacho da bacabeira, ao prefeito a entrega da bandeira oficial, entre outros símbolos. Após a missa começa a solenidade cívica com hasteamento de bandeiras, execução de hinos e discursos.

Às 10h30 os moradores da cidade cantam o “Parabéns pra Você” quando é cortado o bolo de 25 metros na av. Mário Cruz, ao lado do Teatro das Bacabeiras. Daí em diante tudo é festa. Às 13 horas a Confraria serve uma saborosa feijoada para a população e às 13h30 começa o almoço especial dos pioneiros no Largo dos Inocentes. Às 15 horas terá início o show musical com grupos de Marabaixo e escolas de samba no Largo. Às 18 horas haverá show de fogos de artifício.

Mas, a festa não acaba no dia 4. Desde o ano passado a Confraria realiza no período a Batalha de Confetes, este ano incluída na programação de aniversário da cidade. O evento será realizado no domingo, 7 de fevereiro, com início às 17 horas com artistas locais cantando marchinhas dos antigos carnavais. Em seguida ficará com as escolas de samba do estado o comando da folia. “Encerraremos à meia noite. Nossa programação é voltada para as famílias”, explicou a presidente da Confraria, Telma Duarte.

Comunicação
Confraria Tucuju

6 comentários:

Camila Karina disse...

Me dá um entusiasmo enorme saber que a confraria vai dar esse presente pra nossa querida cidade.

Macapá, te amo!

beijo prima!

Ju Corrêa disse...

Poxa, vou ver se eu consigo pegar pelo menos um centímetro desse bolo. hehehe
Parabéns Macapá, pelos seus anos de existencia e por estar desenvolvendo organizações como a Confraria Tucujú, que valorizam o que é nosso.

Abraços.

Ju Corrêa disse...

Poxa, vou ver se eu consigo pegar pelo menos um centímetro desse bolo. hehehe
Parabéns Macapá, pelos seus anos de existencia e por estar desenvolvendo organizações como a Confraria Tucujú, que valorizam o que é nosso.

Abraços.

Unknown disse...

Márcia, será que há possibilidade de nós fazermos parte da festa com exposição das camisetas do COISA DA TICA, na área do Largo dos Inocentes?

Tica Lemos

Márcia Corrêa disse...

Oi Tica,
As camisas tem tudo a ver com a festa da cidade. Vou sugerir à Telma. Mas, passa lá com a gente pra tomar um café no final da tarde.

Márcia Corrêa disse...

Pessoal,
A festa do ano passado foi super bem organizada pela Confraria. Esse ano tem tudo pra repetir o sucesso.