23 de jan. de 2010

Macapá está entre as cidades que vão ganhar cineclubes

Vinte e oito cidades históricas vão ganhar cineclubes com salas de exibição digital de filmes. O objetivo é promover a cultura cinematográfica levando a experiência do cinema até locais onde ainda não existem salas, como Fernando de Noronha, em Pernambuco, ou Itaiópolis, em Santa Catarina.
A parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC) assinada em dezembro de 2009, quer ampliar o projeto para novas cidades.
As salas serão instaladas em espaços geridos pelo Iphan ou pelas prefeituras, secretarias de cultura locais ou sociedade civil, em parceria com o Iphan. O acompanhamento do projeto será feito pela Secretaria do Audiovisual que forneceu os equipamentos e os filmes da Programadora Brasil com um catálogo do cinema nacional. As exibições serão semanais e começam em fevereiro de 2010, com entrada franca. Após a exibição dos filmes estão previstos debates e outras atividades, para estimular a reflexão e um convite à participação da população.
As primeiras 28 cidades que vão ser beneficiadas são Macéio (AL); Macapá (AP); Aracati, Icó e Sobral (CE); Corumbá de Goiás, Pirenópolis e Goiânia (GO); Alcântara (MA); Diamantina (MG); Corumbá (MS); Fernando de Noronha e Goiana (PE); Amarante, Oeiras, Parnaíba e Pedro II (PI); São Pedro da Aldeia (RJ); Antônio Prado, Jaguarão, Piratini, São Miguel das Missões e São Nicolau (RS); Itaiópolis, Laguna e São Francisco do Sul (SC) Laranjeiras (SE) e Natividade (TO).
(Fonte: Portal Vermelho)

Um comentário:

Ju Corrêa disse...

Oba! Ai depois disso a gente já pode fazer campanha por um curso de cinema. hehe

Beijo, mãe.