17 de nov. de 2009

Vai começar o Encontro dos Tambores no CCNA


A partir desta quarta-feira, 18 de novembro, a Semana da Consciência Negra começa a ter uma nova dinâmica. Na noite de hoje (17) encerra a programação em parceria com grupo e entidades, como umbandistas, capoeiristas e candomblecistas que tiveram um dia dedicado a cada uma de suas culturas. A coordenação se prepara para abrir as portas do Centro de Cultura Negra para o Encontro dos Tambores. O evento reúne centenas de pessoas todas as noites para apreciarem a apresentação das comunidades, shows, concurso e a Missa dos Quilombos.

Nesta quarta-feira, às 8:00, será realizado o Encontro dos Mestres da Cultura Popular, que vai reunir personalidades populares que têm uma importância crucial na cultura amapaense. O evento será no auditório da Unifap e terá como palestrantes dona Zezinha, matriarca de Mazagão que irá falar sobre o resgate da cultura e Pai Salvino, que fala sobre religiosidade africana. Muitos mestres da cultura serão destacados na ocasião.

À noite, no Centro de Cultura, é a vez da beleza negra. Será eleita A Mais Bela Negra, onde 10 candidatas disputam o título representando entidades e agremiações variadas. O grupo folclórico Ialodes - Mulheres Guerreiras irá se apresentar no palco principal mostrando coreografias e músicas de estilo afro, candomblé, marabaixo, heage e regional. O grupo de pagode Sensasamba e o cantor Jomasan também estão confirmados para esta noite.

No dia 19 tem o cantor Osmar Júnior e apresentação de comunidades. Dia da Consciência Negra, 20, será celebrada a Missa dos Quilombos seguida de show da banda Afro Brasil e rodada de marabaixo e batuque. O grupo de marabaixo do Mestre Pavão se apresenta especialmente após a missa. Sábado, 21, quem se apresenta é o cantor Ronery e logo após entram as comunidades de afro-descendentes. O encerramento Será no dia 22, com Zé Miguel e as últimas comunidades entram no anfriteatro do Centro.

Mariléia Maciel
Assessora de Comunicação-UNA

Um comentário:

Deuzuite Ardasse disse...

Tenho certeza que será sucesso com certeza. E com seu apoio,não vai ter pra ninguém.