9 de set. de 2009

Sax de José Espíndola no Largo dos Inocentes


O Concerto de Verão da Confraria Tucuju foi cancelado na última sexta-feira (04) em função de um conflito de agendas com a paróquia de São José. Os casais católicos organizaram um encontro para o mesmo local e horário da apresentação de música instrumental, que foi adiada pela Confraria para esta sexta (11). O palco do projeto Concertos de Verão trará o saxofonista amapaense José Espíndola, acompanhado pelos músicos Álvaro, na guitarra; Pinto, no contrabaixo; Edílson Dutra, nos teclados e Walfredo, na bateria.

Músicas de próprio punho e de grandes compositores da MPB e da Word Music compõem o repertório do show desta sexta no Largo dos Inocentes. Melodias de Roberto Carlos, Roberto Menescal, Roberta Flack e Charles Chaplin estão entre as peças. Haverá também a participação especial do bailarino Ajesandro Rego.

José Olímpio Cordeiro Espíndola nasceu em Igarapé do Franquinho, no arquipélago do Bailique. Aos 60 anos é uma das mais importantes referências da música instrumental no Amapá. Sua trajetória começou no antigo Ginásio de Macapá, o GM, onde integrou a Banda de Música Oscar Santos, aprendendo pelas mãos do próprio mestre o ofício de tocar.

Na década de 1960 participou da fundação do conjunto “Os Cometas”, sucesso nos bailes da época. Nas décadas seguintes integrou também as bandas de maior nome da noite amapaense como Milionários R-5, Mocambos, Os Setentrionais e Banda Brind’s. Acompanhou diversos cantores amapaenses como Amadeu Cavalcante, Ronery, Zé Miguel, Grupo Pilão, Grupo Sambarte e Osmar Jr. Participou dos álbuns de Marcelo Dias, Fernando Chaves, Naldo Maranhão, Osmar Jr. e banda Os Setentrionais.

Após a morte da cantora Elis Regina, em janeiro de 1982, o SESC Amapá produziu um espetáculo inesquecível em homenagem à maior intérprete da MPB, “Lembrando Elis”. O show percorreu Norte e Nordeste do Brasil levando, entre outras atrações, a emoção do saxofone de José Espíndola.

Em 2003, depois de 40 anos dedicados à música, Espíndola mostrou seu trabalho de compositor no CD “Tua Luz”, com repertório próprio e de músicas religiosas. Em 2006 lançou seu segundo CD, “Eu e Você”, com a maior parte do repertório próprio. Esse trabalho traz uma homenagem ao Mestre Oscar na música “Inesquecível Melodia”. Há cinco anos voltou a integrar a banda “Os Cometas”.

Serviço:
Concertos de Verão
Dia 11 de setembro
Às 20 horas
No Largo dos Inocentes
Av. Mendonça Furtado, atrás da Igreja São José

Comunicação
Confraria Tucuju

Nenhum comentário: