19 de ago. de 2010

Belém: Banco da Amazônia lança filme "Bacalhau no Tucupi"


Uma estória amazônica contada por duas crianças nascidas em ambientes diferentes que se encontram na floresta brasileira e mostram a contradição das duas realidades. O curta “Bacalhau no Tucupi!” será lançado no dia 19 de agosto, quinta-feira, em Belém, e faz uma releitura da lenda da mandioca. O filme é produzido e dirigido pela médica paraense Cristina Pinheiro que realiza na tela uma criativa interligação entre a história e as atuais discussões sobre religião, raça, liberdade, cultura e progresso.

No filme atemporal, o garoto Cabralzinho chega à Amazônia e conhece a cultura e costumes da região através da indiazinha Mani, que com inocência e respeito pelo seu povo discute colonização e atualidade através da lenda da mandioca. Direcionado para todas as idades, no curta-metragem a diretora e roteirista usou uma linguagem didática e acessível sem apelar para o regionalismo exagerado.

Nos quatro dias entre Belém e a ilha de Mosqueiro, que serviram de locação, Cristina uniu experiência técnica e alunos da escola de teatro no filme que ganhou o sugestivo nome de “Bacalhau no Tucupi!”. O filme foi finalizado em 21 minutos e será primeiramente lançado em Belém, no auditório do Banco da Amazônia, que fica localizado na av: Presidente Vargas, 15º andar, às 19:00, com entrada franca.

Mariléia Maciel
Assessora de Comunicação

Nenhum comentário: