4 de fev. de 2010

Macapá: um olhar de quem está só começando

Tanto conflito por essa terra, tanta disputa por esse chão que hoje nos hospeda e muitas vezes não recebe o valor que merece. O povo desse lugar é um povo sorridente, gente de fé que quase nunca se abala, mesmo tendo motivos de sobra.

Um solo que por pouco não virou francês, escapou de fazer eternamente parte do Pará, que em certa época do ano recebe o equinócio, que tem em seu corpo uma das sete maravilhas do país, a bela Fortaleza de São José, que é banhado pelo gigante Amazonas e batuca o marabaixo.

Lugar cheio de problemas, assim como todos os outros, porém que carrega muito amor em seu peito, muita cultura e muita paixão pelo que se tornou ao longo do tempo. 252 anos de garra, de beleza morena, de música e dança, de conquistas e derrotas, de carinho e cuidado com quem por aqui passa. Uma cidade acolhedora, um motivo de orgulho.

As pessoas deste lugar são nortistas de coração, amam fazer parte de tudo isso. Embora muitos não se importem com essa Macapá mameluca, ainda existe esperança de cada um, esperança de que ela evolua, seja mais bem tratada, fique mais forte e continue a maravilha que é, nosso patrimônio.

Janaina Corrêa Serra, 13 anos

7 comentários:

Unknown disse...

é uma visao bem romantica de macapá e dos macapaenses, a verdade é que a cidade é muito pequena, mas a falta de boa vontade politica faz com que a mesma, possua problemas de cidade grande!!! a questao do transito, falta de remedios nos serviços publicos, alias de uns 8 anos pra cá os serviços publicos deixam muito a desejar, muita gente de fora causando um inchaço populacuional, a maioria das pessoas só encontram oportunidades na informalidade, nao vejo com olhos otimistas o futuro de macapá, as coisas tendem a piorar muito daki pra frente, e só quem já conseguiu o seu lugar ao sol eh que pode ficar tranquilo. como por exemplo quem lucrou com a obra do aeroporto que segundo um levantamento dos orgaos oficiais teve aproximadamente 50% da verba desviada, ou do hospital que era pra tratar de doentes de cancer que ficou fora dos padroes e agora vai virar o pronto-socorro da zona norte, adoro macapá, eh minha terra nasci e cresci aki, viajei por algumas outras cidades inclusive metropoles e nao troco macapá por nada, mas as vezes parece que quem tem a "caneta" axa o povo daki ou muito burro ou pensa que a gente tem cara de palhaço, mas muito legal a sua visao romatica do lugar e do povo!!!!!


há braços

Janaina disse...

Realmente Macapá ainda tem muitos e muitos problemas, como eu mesma disse ela não é pefeita. Porém, esse texto é para parabenizar minha cidade pelo seu aniversário, pelos seus 252 anos. Então, por que julga-la e criticá-la em seu aniversário? Basta o que é dito sobre essa cidade todos os dias.

(:

Ju Corrêa disse...

Eu adoro minha cidade, sou apaixonada por tudo daqui. Tem problemas sim, como todas as outros lugares e justamente por ser pequena é que esse problemas são mais visíveis.
Eu vejo muito futuro no lugar em que eu vivo, muita beleza, muito crescimento e muita boa vontade do povo.
E acredito seriamente que gente tão pessimista não nos soma nada, apenas nos atrasa.
Parabéns pelo texto, Jabi. Aos 13 aninhos já vamos ter mais uma Jornalista dentro de casa? Será? :)

Anônimo disse...

Janaina, minha filha querida, você saba que eu acredito que o talento ou a habilidade para se desenvolver determinadas atividades tem origem nessa coisa da genética. Você tem o talento da tua mãe e do teu avô para escrever.
Parabens pelo texto sobre o aniversário de nossa cidade!
Tenho muito orgulho de voCê! Te adoro!

Ronaldo Serra

Antonio Corrêa Neto disse...

Janaína
Teu texto é leve e doce como você. O conteúdo apropriado para uma menina de treze anos, atrevida o suficiente para escrever o que pensa,sem maquiar o pensamento.
Siga a trilha que "mamãe Márcia" está deixando. É um bom exempo a serseguido.
Te amo muito.
Teu "vô"

Alcilene cavalcante disse...

Que linda essa singela declaração de amor. Adiorei janaína. Vc escreve muito bem

Denise Serra disse...

Janaína
A m e i! A homenagem é muito carinhosa, é bonito ver jovens assim como você, já com esse entusiasmo, com essa visão de
futuro otimista e esse orgulho
pela nossa cidade,continue assim.
Parabéns "Charmosa" te amo!
Denise Serra