3 de jan. de 2009

Reveillon dos Culto Afro atraiu 7 mil pessoas em Macapá

No dia 30 de dezembro a Concha Acústica do Araxa foi palco do 9º Reveillon dos Cultos Afro, o maior evento religioso da Umbanda e do Candomblé no Amapá, quando os seguidores realizam o ritual solene de oferendas a Yemanjá. A programação começou ainda antes do anoitecer com rezas no local de concentração, dentro do Rio Amazonas. Noventa e seis terreiros participaram da festa, incluindo representantes dos municípios paraenses de Breves e Afuá.

A programação religiosa encerrou à meia noite com a entrega das oferendas, depositadas no Rio Amazonas, num momento de grande emoção para os participantes. Toda a programação foi transmisido ao vivo pela Rádio Antena 1. O coordenador geral do evento, Babalorixa Pai Cláudio de Oxossi, disse durante a transmissão que este será o ultimo reveillon organizado por ele.

"As dificuldades para se promover uma festa como esta são enormes e indescritíveis, o peso é muito grande, os custos são altíssimos e o apoio financeiro é irrisório. O Governo ajudou com R$ 25 mil e nossas despesas ultrapassam R$ 45 mil. É uma mega-estrutura de sonorização, de pirotécnica, de ornamentação, comida, bebida, transporte, alojamento dos terreiros do interior. Então, estou me despedindo do evento, espero que outros sacerdotes abracem esta causa", desabafou Pai Cláudio.

Segundo a policia militar, o movimento de pessoas foi ainda maior após a meia noite, já que a festa seguiu com apresentações de bandas regionais. Nenhum incidente foi registrado.

(Fonte: Policia Militar e Pai Cláudio de Oxossi)

Nenhum comentário: