27 de jan. de 2009

FSM: cultura paraense de braços abertos

O maior evento do ano, o Fórum Social Mundial, está mudando e movimentando a capital paraense por uma semana. Um dos destaques dessa movimentação é a vasta programação cultural programada. Serão diversos pontos na rota cultural, a partir de hoje. A maior parte da programação possui entrada franca. O projeto reunirá todos os pontos culturais da cidade numa grande maratona durante o Fórum, que envolvem Secult, Fundação Curro Velho, Pará 2000, Hangar – Centro de Convenções, Fundação Cultural Tancredo Neves e Instituto de Artes do Pará.

Hoje (27), no Píer das Onze Janelas, na tenda “Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro”, acontecem as apresentações com os grupos Tio Milico (Fortalezinha) e Amigos do Carimbó (Ananindeua) e amanhã (28), é a vez dos grupos Mundé (Belém) e grupo Alegria Mirim (Cafezal). Além disso, estão previstos vários shows musicais no palco do Píer das Onze Janelas.

Ainda no Píer das Onze Janelas, no dia 28, às 20h, acontece a apresentação de Rafael Lima e Walter Freitas, a cantora Rosa Reis, Grupo de Tambores Candombe (Argentina) e Tambor de Crioula. Todas as apresentações acontecem a partir das 19h. O IPHAN circulará com mostras e palestras pelo centro histórico de Belém. A principal atração é a “Mostra de Documentários Premiados no ETNODOC 2007. Hoje serão apresentados “Calangos e Calangueiros” (18h30), “Caboclos da Liberdade”, “Folia no Morro” e “Mano Brou do Cantalago” (19h). Na Praça do Carmo, a partir de amanhã (28), também estão confirmados, a partir das 19h: Capoeira de Mestre Bezerra, Boi Juventude Mirim, Cordão da Bicharada, Grupo de Dança Japiim, Bois Malhadinho e Estrela Dalva, além do Grupo Encanto Marajoara.

No Cine Líbero Luxardo, Centur, o público encontrará a Maratona Cine Líbero Fórum Social Mundial. As exibições começam amanhã (28), a partir das 14h “O engano, de Lorena Montenegro” (Pará/Brasil), “Vai Quem Quer” de Faeli Moraes (Pará/Brasil), “Soy Cuba” de Mikhail Kalatozov (Cuba), “Soy Cuba - O Mamute Siberiano” de Vicente Ferraz (Brasil/ Cuba), “Fellini: Eu sou um grande mentiroso (Itália)”.

Ainda no Centur, na Praça do Povo, durante toda a semana, de 19h às 22h, acontecem as apresentações do Arraial do Pavulagem e seu cordão do Peixe - Boi. O IAP (Instituto de Artes do Pará) estará com a Mostra Audiovisual Cine Clube Alexandrino Moreira, que começa amanhã (28). Além disso, até o dia 06 fevereiro, estará aberta o Circuito Varanda do IAP com destaque para os resultado das bolsas de Pesquisa do Instituto.

O Sistema Integrado de Teatros será o responsável pelas apresentações nos teatros da cidade. Hoje, no Anfiteatro da Praça da República, às 20h, acontece a apresentação do Núcleo Atores Independentes, com a peça “III”. No Teatro Gasômetro, também se apresentam hoje, “Ritual Amazônico” (19h) e “Pássaro da Terra” (20h30), ambos com ingressos a R$ 10. No Teatro Waldemar Henrique, até amanhã (28), com o espetáculo “Nós Outros - AComédia dos Erros”, da Companhia de Teatro Nós Outros, às 21h, com ingressos a R$ 10. No anfiteatro da Praça da República também acontece, às 20h, Projeto Cena Interior/Secult - Gran Circo.

O Cine Olympia ficará de hoje até o dia 1º de fevereiro com o projeto Casa de Caboclo, exibindo seus filmes sempre às 18h. Hoje serão exibidos os filmes “Meta Fora” curta produzido pelo Coletivo Cinema Pobre, de Cabo Verde e “Tempos de Guerra e Paz”, média metragem de Guiné-Bissau. Amanhã (28) serão exibidos o curta “Salamandra”, também do Coletivo Cinema Pobre, de Cabo Verde e o longa lusitano“ As Duas faces da Guerra” de Diana Andringa e Flora Gomes. A entrada para todas as sessões oferecidas pelo Cine Olympia é gratuita.

(Fonte: Diário do Pará)

Nenhum comentário: