27 de jan. de 2009

Produções de cinema do Amapá no Fórum Social Mundial 2009

No dia 26 aconteceu o lançamento em Belém do Etnodoc, quando o diretor Gavin Andrews participou no debate após a apresentação de O Barco de Mestreas, às 18h no Museu de Arte Sacra. No dia 1 de fevereiro os filmes de Gavin vão fechar a programação de cinema do Fórum: O barco do Mestreas, 17h10, e Alô, alô Amazônia, 18h00, no cinema da UFRA.
Alô, alô Amazônia é baseado na comunicação difícil das comunidades ribeirinhas do interior do Amapá que utilizam principalmente o rádiopara se comunicar. Muitas delas o fazem através do programa de mesmo nome da rádio Difusora de Macapá para receber e transmitir notícias diversas do cotidiano. Já O Barco de Mestre se baseia em uma profissão que ainda resiste no interior da Amazônia: A carpintaria naval. Entre uma martelada e outra o ribeirinho revela sonhos e anseios. É um mergulho no conhecimento passado de geração a geração no coração da Amazônia.
Outra produção amapaense, Marabaixo ciclo de amor, fé e esperança, de Thomé Azevedo (Ana Vidigal trabalhou no filme) vai passar no dia 29 as 09h30. O marabaixo é a cultura de raiz autêntica do Amapá, mostrada neste filme.
(Por Chico Terra)

Um comentário:

Anônimo disse...

Fala Marcia to passando para dizer que se quiseres saber o que tá rolando no FSM é só passar lá no blog www.heversoncastro.blogspot.com estou atualizando ao vivo de Belém.

Abraços