8 de abr. de 2011

Exposição da UEAP mostra serviço de apoio ao estudante com deficiência

O Dia 08 de abril, pela primeira vez comemorado no Brasil como Dia Nacional do Sistema Braille, será prestigiado pela Unidade de Educação Inclusiva (UEI) da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) com uma exposição que mostrará as ações realizadas pela universidade em prol da assistência na formação acadêmica do estudante com deficiência visual. A exposição acontecerá no hall de entrada do campus I, de 8h30 às 12h e de 14h às 18h. Serão apresentadas ferramentas tecnológicas, como software e impressora, recursos didáticos, entre os quais materiais específicos que atendem a cada disciplina, como tabelas, livros e apostilas.

A política de educação inclusiva da UEAP garante reserva de 5% do número de vagas no vestibular para candidatos com necessidades especiais. As deficiências mais comuns entre os candidatos são: física, auditiva e visual, incluindo a baixa visão. Outras formas de inclusão também acontecem por meio das cotas para indígenas (5%) e afrodescendentes (percentual equivalente ao do número de inscritos na cota).

Atualmente, a UEAP presta assistência estudantil a 12 acadêmicos, dos quais 08 são deficientes auditivos e 04 são deficientes visuais.

Informações de Keila Gibson
ASCOM-UEAP

Nenhum comentário: