14 de set. de 2011

Sonora Brasil traz a Banda de Congo Panela de Barro a Macapá

No dia 19 de Setembro o SESC trará a Macapá a Banda de Congo Panela de Barro, do Espirito Santo, pelo projeto Sonora Brasil, que está em sua 14º edição, com o tema Sagrados Mistérios: Vozes do Brasil. O grupo, composto por seis integrantes, mostrará ao público amapaense os festejos de São Benedito no litoral brasileiro através dos cânticos tradicionais da festa e interação com a plateia.

As bandas de congo estão presentes em várias cidades do litoral do Espírito Santo, sendo a principal manifestação da tradição oral nesse estado. Estão relacionadas às festividades religiosas de devoção a São Benedito, e em alguns locais também a São Sebastião, São Pedro e Nossa Senhora da Penha. 

A cerimônia profano-religiosa pode apresentar características próprias em cada local, mas está sempre associada a um naufrágio ocorrido no litoral capixaba, quando um grupo de escravos se salvou agarrado a um mastro que tinha uma imagem de São Benedito. Reza a lenda que, a partir de então, as comunidades de negros do litoral do estado passaram a “fincar o mastro” todos os anos em agradecimento ao milagre.

Serviço:
Sonora Brasil
Dia 19 de setembro
No auditório da Escola SESC Amapá
(Rua Jovino Dinoá N/4311)
Às 20h

--
Thainá Rodrigues
Assessoria de Comunicação e Marketing - ASCOM
SESC Amapá
0xx96 - 3241-4440, ramal 235


Nenhum comentário: